Segundo a Federação Internacional de Tênis (ITF), o Brasil é o décimo país com mais praticantes da modalidade no mundo, com 2,2 milhões de jogadores (dados de 2019). Para estimular ainda mais essa prática, a UNIFAE é uma das parceiras do projeto “Joga Tênis São João”, que introduz crianças da rede pública de educação no esporte.
A iniciativa, que é um núcleo do Projeto Massificação Maria Esther Bueno, da Rede Tênis Brasil, é encabeçado por Albers Bernardes, que é técnico, sócio diretor da Crosscourt Esportes Ltda, coordenador do Clube Esperia, em São Paulo/SP, e capitão da seleção paulista juvenil. O programa também conta com a parceria da Prefeitura de São João, Fundação Curimbaba e Sociedade Esportiva Sanjoanense.
O “Joga Tênis São João” teve início em 2018 e chegou a beneficiar mais de 500 pessoas, mas teve uma pausa em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, recentemente, ele foi reativado e já atende, de forma gratuita, estudantes das escolas Sarah Salomão, Antonio dos Santos Cabral, Maria Leonor Alvarez e Silva e Pedro Vaz de Lima (zona rural), além de crianças da CAMID e da Fundação Curimbaba.
As aulas são introdutórias e obedecem diversas diretrizes sanitárias. Os participantes que se destacam são convidados a treinar na Sociedade Esportiva Sanjoanense, que oferece um aprendizado completo de todos os fundamentos do tênis. Para saber mais sobre o projeto entre em contato pelo telefone (11) 96263-6699 ou acesse o Instagram @jogatenissaojoao.
TREINAMENTO PARA ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – As aulas contam com o apoio de graduandos do curso de Educação física da UNIFAE, que participam constantemente de oficinas e eventos de capacitação. O próximo será ministrado nos dias 24 e 25 de julho, na quadra poliesportiva do Centro Universitário. “Eles são previamente capacitados e, com isso, podem cumprir as horas de estágio obrigatório e horas complementares que também são necessárias”, destaca Albers.
Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora de Esportes e Cultura da UNIFAE, Profa. Me. Elisabeth Pilli Pagani, pelo e-mail:[email protected].