Média móvel de casos do Covid-19. Desde o início da pandemia os números da doença, acompanhados de gráficos e tabelas, são amplamente divulgados em todos os meios de comunicação e revelam o drama de milhares de brasileiros e suas famílias. Organizar os dados é uma das principais funções da Estatística, que está presente no cotidiano, mesmo que não seja percebida. Para pesquisadores (professores, profissionais e estudantes), o conhecimento e uso apropriado da estatística são fundamentais no planejamento de um projeto de pesquisa, envolvendo as etapas de coleta e tratamento de dados, análise crítica e divulgação dos resultados.
Com o objetivo de ajudar a comunidade acadêmica da UNIFAE, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, criou o Projeto. “Problemas com estatística? Resolva aqui”. O Prof Dr Paulo Roberto Alves Pereira, responsável pelo projeto, explica a proposta:
“Pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que desenvolvem ou pretendem desenvolver pesquisas vinculadas à UNIFAE por meio de Trabalhos de Graduação, Iniciação Científica ou linhas próprias de pesquisa, estão convidados a participar dos horários disponibilizados para tratar da Estatística e de seus diversos métodos de tratamento de dados. Basta agendar um horário com antecedência e envolver os participantes de sua pesquisa (pelo menos um professor e um estudante), e disponibilizar com antecedência seu projeto de pesquisa e perguntas de interesse, para assegurar um bom aproveitamento das discussões”.
A Pró-reitora da Propeq, , Profa. Dra. Laura Rezende, destaca que “numerosos estudos reforçam que a comunidade científica reconhece a necessidade de reforçar padrões no uso correto da Estatística, uma vez que inúmeros trabalhos publicados apresentam erros básicos que comprometem a reprodutibilidade de resultados práticos, evidenciando claramente a falta de conhecimento sobre os métodos estatísticos, suas aplicações e limitações” e reforça o convite para a comunidade acadêmica participar.
“Problemas com estatística? Resolva aqui”. O atendimento será toda quinta-feira, das 16h às 18h e o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]