Evento continua nesta terça-feira, a partir das 17h, no Youtube da TV UNIFAE
O “I Encontro Internacional de Ciência e Tecnologia em Saúde” teve início nessa segunda-feira (08). Promovido pela Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq), em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM), o evento foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da TV UNIFAE.
O primeiro dia contou com a presença de representantes das instituições organizadoras, como o Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira; a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco; o Diretor da FMPFM, Prof. Dr. Paulo Roberto Alves Pereira; e a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL, Profa. Dra. Vanessa Bergamin Boralli Marques.
A pró-reitora da UNIFAL lembrou a importância de parcerias entre instituições e da ciência. “É a pesquisa que nos tira das trevas, ela nos mostra o que realmente certo, correto e comprovado. Pesquisas de um professor só não têm muito impacto. Quanto mais multiprofissional e interdisciplinar as pesquisas são, maiores são os impactos”, destacou Vanessa Bergamin.
Ao dar boas-vindas aos participantes, o reitor da UNIFAE, anfitrião do evento, exaltou o trabalho desenvolvido pela Propeq. “A pesquisa e a internacionalização são áreas que têm merecido a nossa atenção. Acredito que, nos 20 anos em que estou na instituição, nunca houve tantas modificações em uma pró-reitoria como as que temos visto nos últimos quatro meses, com tantas ações e eventos”, ponderou o prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira.
Palestrantes
A primeira palestra do evento ficou por conta do Prof. Dr. Aníbal Gil Lopes, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (CONITEC), que é doutor e livre docente em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, Pós-doutor na Yale University, CT, USA, e Membro do Conselho Federal de Medicina. Na oportunidade, ele discorreu sobre princípios que regem a inovação.
“É uma questão abordada pelos cientistas, assim como pelos filósofos e os pensadores da área. Existe um elemento que a gente não percebe, investimos muito tecnologicamente e em inovação, mas não percebemos que não nos tornamos inovadores se nossa mentalidade não se transformar. Para construir a visão do novo a etapa mais difícil é a de desconstruir o que sabemos”, ressalvou.
O encontro também teve a participação do Prof. Dr. Manuel José Damásio (Portugal), do Prof. Dr. William Abraham da Silveira (Irlanda do Norte); da Profa. Dra. Maria Cláudia F. Castro; e da Prof. Dra. Rita Simone Moreira.
O evento continua nesta terça-feira, a partir das 17h, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da TV UNIFAE.