Os 60 alunos aprovados no primeiro vestibular de medicina da UNIFAE começam seus estudos nesta segunda feira, dia 25. A professora Anita Nagib, presidente da comissão de implantação do curso disse que está tudo preparado para o início das aulas. “O curso está muito bem estruturado. Os laboratórios estão sendo finalizados e as parcerias que firmamos com hospitais e unidades de saúde da região vão nos auxiliar bastante”, disse Anita.
LABORATÓRIOS
Novos laboratórios foram providenciados para as aulas do novo curso:
- Laboratório Morfofuncional para aulas como Anatomia, Histologia, Biologia e Bioquímica;
- Laboratório de Habilidades Médicas, com 12 consultórios onde os alunos começam a estudar os princípios de exames físicos logo na primeira semana de aulas. Neste espaço também haverá simulações com robôs e aulas de anamnese (técnicas de conversação para uma análise mais profunda do problema de saúde do paciente).
Além desses, outros laboratórios que já atendiam alunos de cursos, como o de fisioterapia, foram adaptados e já podem ser utilizados pelos alunos de medicina. É o caso dos laboratórios de anatomia, microscopia e até de engenharia, onde os futuros médicos poderão estudar bioquímica, biofísica e fisiologia.
PRIMEIRO DIA
Na segunda feira, dia 25, os alunos serão recepcionados pela reitoria da UNIFAE e pela comissão de implantação do curso, as 08h00. No período da manhã, eles vão conhecer o programa de ensino . À tarde, serão apresentados os seis tutores do curso e, a partir daí, já começam as discussões sobre os problemas ligados à saúde humana, seguindo a linha adotada pelo método PBL de ensino (Problem-Based Learning), proposta pelo programa da UNIFAE.
ORIENTAÇÕES
O fim de semana, a turma vai ter o primeiro contato com as Unidades de Saúde da Família, em São João da Boa Vista. A partir daí, o estágio já começa a valer. Em princípio, os estudantes vão acompanhar os atendimentos médicos sob a orientação dos preceptores (médicos das unidades que estão alinhados com o programa do curso de medicina da UNIFAE).