Início CURSOS ADMINISTRAÇÃO Marketing e criatividade é tema de palestra para alunos de administração da...

Marketing e criatividade é tema de palestra para alunos de administração da UNIFAE

-

O administrador, professor e escritor Robson Paniago veio a convite da coordenação do curso, com aprovação da Reitoria, para apresentar o tema

 

Dono de um currículo relevante, recentemente concedeu entrevista de quase uma hora a uma emissora paulistana de webtv sobre Administração Moderna. A entrevista foi parar, na integra, no youtube e chamou a atenção do professor Gilberto Marzochi, coordenador do curso de Administração da Unifae, que fez o convite para que o profissional conversasse com os acadêmicos.

Apesar da dinâmica evidente, o palestrante aceitou o convite e falou, de forma interativa, por aproximadamente duas horas. Minutos antes conversou com a reportagem da Agência de Jornalismo e falou sobre o tema e a profissão.

Ao falar sobre administração moderna ressalta a importância do empreendedorismo, “acho coisa básica ao Brasil de hoje, em vários aspectos. Aliás, eu mesmo sou empreendedor, proprietário de uma consultoria tecnológica e empresarial e também de uma clínica de estética e beleza, em parceria com minha esposa”, contou.

Ainda sobre Administração ele leciona na FGV on line- ensino à distância, e mais uma vez destaca a importância do empreendedorismo, que chama de mola mágica. “Hoje temos de formar alunos que não só trabalhem em multinacionais, mas que se preparem para o próprio negócio”.

Para o entrevistado, ser empreendedor é apostar no sucesso do que faz, “eu posso ser empreendedor onde trabalho”. Paniago citou um de seus livros “Administração Tecnológica”, que reflete o atual mercado de trabalho altamente competitivo- “só em Campinas há 23 faculdades de Administração- e diante desse mercado eu tinha de dar uma cara diferenciada ao meu curso, ou morreria na praia. E nesse livro eu dou as regras. Campinas é a Califórnia brasileira e com esse viés, entrei com duas novas turmas este ano, no curso de administração da Unisal.

 

CRIATIVIDADE E OUSADIA LEVAM AO SUCESSO – “Hoje o profissional de administração que não criar, não ousar – daí o meu tema sobre marketing e criatividade- vai encontrar dificuldades. É preciso fazer um trabalho diferenciando, com qualidade, o que garante espaço onde quer que seja. A concorrência exige a criação de diferenciais”, alertou.

O palestrante falou sobre a necessidade de se promover o marketing do encantamento junto aos alunos. “Hoje o professor trabalha o capital intelectual dos alunos e para isso precisa estar sempre muito bem atualizado. O estudo é uma ação permanente, a educação continuada é uma realidade a ser vivida nos dias atuais”, disse.

Em seu novo curso de doutorado ele defende a tese de como mensurar o capital intelectual – considerada a grande dificuldade do século XXI. “Mas já descobri empresas informatizadas que fazem esse tipo de análise, atualmente importante no setor empresarial”.

 

 

HOMENAGENS E DESCONTRAÇÃO – O estilo lúdico e descontraído faz parte da teoria que norteia as apresentações de Robson Paniago e que ele define como um aprendizado lúdico e prazeroso. Antes de iniciar a palestra, professor Gilberto Marzochi fez a apresentação e definiu a presença do convidado como um presente especial, “uma das cabeças pensantes em assuntos de administração neste país e veio nos oferecer um conteúdo de tanta importância, gratuitamente”. Agradeceu e mencionou o currículo do professor Paniago, que registramos ao final da matéria. O coordenador entusiasmou ainda mais aos alunos, ao anunciar que ao evento valia como atividade complementar.

O vice- reitor, professor Luiz Antônio de Souza, representou a Instituição. Saudou o palestrante, professores e alunos presentes em nome do reitor, professor Valdemir Samonetto, compromissado em sala de aula. “Parabenizo o coordenador do curso de Administração, professor Gilberto Barbosa, cumprimento nossos alunos e professores presentes e dou as boas vindas, agradecendo ao professor Robson Paniago pela contribuição. Nosso agradecimento em nome do reitor, que não pôde estar presente devido ao seu compromisso acadêmico. Tenho certeza que sua presença, sua palestra será muito válida para todos nos, de modo especial aos alunos de administração, ampliando conhecimentos. Muito obrigado”.

O palestrante iniciou de forma descontraída, “não acredito que um professor ou um palestrante não consiga passar seu conteúdo de forma prazerosa, sem formalidade, O necessário é ser convincente e em minha opinião é através desse método que se consegue atrair o aluno e fazer a diferença para que o estudante cresça profissionalmente”, disse antes de colocar uma música do repertório “brega”: Vai Dar Namoro, animando a platéia.

Ele costuma dizer que não envelhece e justifica: “porque faço o que gosto; administração para mim é paixão. Portanto, minhas atividades são desenvolvidas com prazer. Eu gosto de ajudar a formar bons profissionais”.

Conta que veio de Goiás, onde não havia ensino de segundo grau e nem faculdades. Veio para São Paulo e se deu bem. “A gente tem de ir atrás do que gosta, do que quer fazer, dessa forma não se abre espaço à tristeza, à angústia, consideradas males do século”.

O profissional recorda que ao chegar a São Paulo comprou o Guia da Abril Cultural e se assustou, mas não desistiu. “Pensei: não posso voltar atrás e foi uma aventura interessante. Depois de muito estudo, várias experiências profissionais e dedicação ao que faz, considera-se vitorioso: “hoje dei uma estrutura diferenciada no curso que coordeno e que passou a chamar-se: Administração e Tecnologia, com base em meu livro Administração Tecnológica”. Ele chamou a atenção para as facilidades tecnológicas: saber usar a Internet como uma fonte de informações atualizada. “Não duvido que em curto prazo tenhamos mestrados à distância, como já ocorre na Inglaterra e em outros países de primeiro mundo. O Brasil está atrasado nesse aspecto; é preciso correr atrás e fazer o diferencial. Aliás, sou adepto de todas as ferramentas da vida virtual que nos rodeia: blog, face book. Basta clicar meu nome no Google e pode navegar à vontade para conhecer um pouco de minhas atividades”.

SIMPLICIDADE, COM QUALIDADE – Entre as ilustrações da palestra, Paniago citou Einstein: ‘Faça as coisas o mais simples que puder. Mas não se limite às mais simples’. “Na verdade, o pensador faz um alerta: seja simplista e não acredite nos que ensinam de forma complicada e tumultuada. Os grandes empreendedores agem assim, fazem as coisas de maneira simples, mas com diferencial e qualidade”.

Ele também citou Cora Coralina, “que ficava na beira da ponte em Goiás, fazendo doce e contando causos. Ela não tinha, sequer, o segundo ano primário. Mas tinha a sabedoria da vida. No entanto, é muito importante unir o lado prático, o lado empreendedor, o lado da experiência, ao conhecimento teórico. E digo mais, a administração não é complicada. É complexa, mas ao mesmo tempo, deve ser simplista”, ratificou.

O palestrante deu vários exemplos de profissionais modernos e competentes, ilustrou a palestra com animações e conteúdos diferenciados, mas em resumo deixou evidente a necessidade de se fazer sempre o melhor. “Só os bons têm espaço garantido e para ser bom é preciso- e eu vou repetir- gostar do que faz. Ter e passar o encantamento (e aí entra o marketing, a sedução)”.

Ele também atentou, por mais de uma vez, para a necessidade de se usar as redes sociais, a internet… “O professor deve transmitir conhecimento de forma atual, utilizando essas ferramentas. O administrador, no caso, administra, ou deve administrar, de maneira dinâmica, atual, sem fugir à tecnologia necessária e presente.

 

 

QUEM É ROBSON PANIAGO? – Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino; Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialista em Marketing pela ESPM/SP e Graduado em Administração pela Universidade São Marcos/SP.

Atualmente é coordenador do curso de Administração do Centro Universitário Salesiano (Campinas); professor de graduação tecnológica e MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas); sócio diretor da Consultee-Soluções Tecnológicas, Empresariais e Educacionais e da CEC (Clínica de Estética Capivari); palestrante e articulista no Jornal de Jundiaí Regional (JJ).

Com experiência na área de administração atuou, principalmente, nos seguintes temas: TGA, Marketing, Finanças, Empreendedorismo, Estratégia e Recursos Humanos. Trabalhou em várias empresas, coordenou vários cursos de Administração em universidades paulistas e é autor de vários livros: Administração & Poesia (2002); TGA-Made inBrazil (2006); Construindo Saberes (2009): Marketing participativo: Uma visão Moderna entre outros, onde se inclui o já citado Administração Tecnológica.

CATEGORIAS

RECENTES

Última semana para se inscrever no Vestibular de Medicina UNIFAE

Terminam neste domingo (23h59 do dia 2 de outubro) as inscrições para o Vestibular de Medicina UNIFAE 2023. Serão oferecidas 60 vagas em período...

Educação Física é campeã dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022

Com 22 medalhas e 103 pontos no total, o curso de Educação Física da UNIFAE foi o grande campeão dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022,...

Aluno de Medicina representa UNIFAE em congresso na Itália

Três trabalhos da Medicina UNIFAE foram expostos na Itália, no 31º European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), maior congresso de Dermatologia da Europa. Em...

Educação de São João da Boa Vista aparece em ranking na frente das capitais brasileiras

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública coloca a cidade de São João da Boa Vista na 40ª posição...

UNIFAE busca ampliação de projetos e pesquisas com empresa Ibramed

Graças ao sucesso das pesquisas realizadas através da parceria firmada entre o Instituto de Pesquisas Clínicas (Ipeclin) da UNIFAE e a Ibramed, uma comitiva...

VÍDEOS

Alunos de Comunicação realizam Feira Virtual

A Feshow ocorreu no Instagram, com a participação de diversas empresas e artistas. Atividade dos cursos de Comunicação Social da UNIFAE.

Enfermagem no combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

Nossos alunos de Enfermagem tiram dúvidas sobre o Câncer de Próstata, participando da Campanha Novembro Azul.

UNIFAE participa da comemoração dos 20 anos da ABTU

É um orgulho muito grande para a UNIFAE participar deste momento histórico em que a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) completa 20 anos...

Cursos 2021 UNIFAE – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda te oferece uma formação antenada às demandas do mercado na atualidade, associando estratégias de...

Teste Vocacional UNIFAE – ETEC Aguaí

Confira a dica da professora Adriana Mamede, coordenadora pedagógica da ETEC de Aguaí, sobre o Teste Vocacional da UNIFAE. Com o aumento e diversificação do...