Além de um gesto de amor, a amamentação é um dos períodos mais importantes na vida de um bebê, pois é a forma pela qual ele recebe os anticorpos da mãe, que o protegem contra diversas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é fundamental para coibir a diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, além de ser um excelente exercício para os músculos da face, necessário para facilitar a respiração, promover a boa dentição e o desenvolvimento da fala.
Entretanto, há casos em que a mulher enfrenta muitos desafios, como dor e lesões, entre outros problemas que podem estar relacionados à pega inadequada do bebê. Para orientar e tirar dúvidas sobre o procedimento correto, diversas organizações se uniram e criaram a campanha Agosto Dourado.
Na UNIFAE, este trabalho está sendo feito pela Liga Acadêmica de Pediatria e Puericultura (LAPP), composta por alunos e professores do curso de Medicina. Por meio nas redes sociais da Instituição, durante o mês de agosto, a agremiação estudantil está divulgando uma série de informações relacionadas ao tema.
“A ciência preconiza que o aleitamento materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de idade. Após este período, ele continua sendo muito importante para o desenvolvimento da criança, que simultaneamente começa a ter acesso a alimentos variados. Recomenda-se, porém, que amamentação seja mantida até os dois anos de idade, pelo menos”, destaca Isabela Nascimento dos Santos, estudante do 6º. semestre.
Porém, este processo pode ser atrapalhado por questões físicas, por isso é muito importante que, diante de qualquer dificuldade, a mãe procure a orientação de um profissional da saúde. Quando adequadamente informada, ela pode usufruir com muito mais tranquilidade e alegria deste momento que contribui também para fortalecer o vínculo afetivo com o bebê.
Para saber mais sobre a campanha, bem como conferir todas as orientações para a pega correta, basta acessar as páginas: https://www.instagram.com/lapp.medfae e www.instagram.com/unifae. A campanha Agosto Dourado também se tornou pauta de uma reportagem especial da TV UNIFAE, que pode ser conferida no endereço: https://www.youtube.com/user/UNIFAEoficial.