O presidente da FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, afirmou ontem (16), em encontro virtual com professores e alunos da UNIFAE, que “é interesse da FAPESP desenvolver pesquisas nos Centros Universitários e vou comemorar o dia em que vocês se organizarem e conseguirem fazer projetos competitivos. Eu os encorajo a fazer isso”.
No evento “Caminhos para o Desenvolvimento das Pesquisas Científicas nos Centros Universitários”, promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFAE, Zago anunciou também a criação de programa de incentivo para as pesquisas em educação básica e secundária e reafirmou o papel da ciência e tecnologia para determinar as mudanças no mundo. “Este momento de epidemia, que modificou toda nossa vida social… ensinou o papel da Ciência”, numa referência não só às vacinas, mas à capacidade de criar soluções para os mais diversos problemas.
Sobre corte de recursos
Perguntado sobre as notícias de corte no orçamento da Fundação, o presidente explicou que a autonomia da Fapesp está ligada à estabilidade de seu orçamento, determinada por lei e que graças à mobilização de pesquisadores e outros setores da sociedade, “o governador garantiu que não quer a redução dos recursos da FAPESP, porque investir em pesquisa é alavancar o desenvolvimento do Estado”. E completou explicando “que haverá uma forma de correção, caso a peça orçamentária seja aprovada, por meio de um decreto que reloca os valores que teriam sido tirados”.
Ao agradecer a participação do Prof. Zago, a pró-reitora Profa. Laura Rezende, disse que a nova Reitoria está muito empenhada em desenvolver pesquisas e criando condições para isso porque “acreditamos muito no potencial de nossos professores e alunos e sua fala nos motiva a seguir confiantes na nossa capacidade de criar projetos e vê-los aprovados na FAPESP e em outros órgãos de fomento”, finalizou.