Henrique Miguel é natural de Poços de Caldas e formou-se em Educação Física, iniciando sua carreira em uma academia de sua cidade natal. Para alavancar a carreira está cursando mestrado, porém, fora do país. Atualmente estuda no Uruguai, na Universidad de la Republica del Uruguai. Ele apresentará sua dissertação no final do ano, sobre software de controle de treino na modalidade futsal, área em que atua. Optou por fazer fora do país, pois, além do título, terá um conhecimento maior sobre outras culturas e o aprendizado do espanhol.
Quanto a UNIFAE e ao curso de Educação Física, Henrique é só elogios. “Assim que terminei o curso fui para São Paulo realizar a especialização em treinamento desportivo (seguindo conselhos do professor Luis Claudio Bossi). Os contatos que fiz e o conhecimento que consegui assimilar na Unifae, me proporcionaram o ingresso na Universidade no Uruguai. Tenho um profundo carinho pela FAE e por todos os profissionais que nela estão. Não é por acaso que é a melhor faculdade da região”, disse.
O ex-aluno acaba de lançar um livro: Academia: conceitos básicos para jovens profissionais, que é prefaciado por dois professores do Centro Universitário. “Existem centenas de faculdades de educação física no país e muitos graduandos, quando saem para o mercado de trabalho, não sabem como proceder no cotidiano. Busquei, com a obra, tocar este público, que necessita de vários conceitos para galgar seu espaço”, explica.
Até chegar a produção, contou com a orientação dos professores Fabiano Pinheiro Peres e Luis Claudio Bossi, do curso de Educação Física. “Estes dois profissionais foram de enorme importância para o trabalho. Me apoiaram desde a ideia inicial, culminando na participação ao final do projeto. São dois nomes de importância nacional na área da educação física. Tê-los, prefaciando e apresentando este livro, é uma grande alegria’’. Henrique também citou a ajuda dos professores Guilherme Marson, coordenador do curso de Educação Física do UNIFAE, e Paulo Renor.
Segundo Guilherme Marson, “Henrique foi um estudante que, desde os primeiros anos de faculdade, se destacava, não só pelas notas, mas pela participação nas aulas”. Sobre o livro, o docente acredita que o tema é pertinente, tem público específico e analisa a iniciativa com o orgulho de ver um ex-aluno seguindo os passos da carreira acadêmica.
Guto Moreira
Extensionista em Assessoria de Imprensa
Camilo Barbosa
Prof. Orientador