ESTUDANTES SANJOANENSES ASSISTEM AO FILME “ORIDES, ONDE NINGUÉM MAIS”
A professora de Língua Portuguesa Larissa Charaba, que faz um trabalho intensivo com os estudantes da Escola Estadual Coronel Joaquim José, visando aproximá-los de nomes consagrados da Literatura, levou-os para assistir ao filme documentário “Orides, onde ninguém mais”.
Atendendo à solicitação da escola, a UNIFAE viabilizou a exibição do filme nos dias 27 e 28 de fevereiro, na sala Dilo Gianelli, do Theatro Municipal de São João da Boa Vista. Produzido pelo Núcleo de Documentários e Filmes do Laboratório de Comunicação da UNIFAE (Projeto História Viva), o filme roteirizado, dirigido e montado pelo cineasta David Ribeiro, tem sido muito bem recebido pelo público e pela crítica, desde o seu lançamento em novembro de 2018.
Segundo Larissa, o contato com a vida e obra da autora sanjoanense, considerada uma das maiores poetas do Brasil, vem ao encontro dos objetivos de valorização da cultura e da arte: “Como no terceiro ano costumamos trabalhar os modernistas, Orides entra em pauta”, explicou.
Depois de assistir ao filme, os alunos vão continuar realizando trabalhos sobre Orides e outros autores, explica Regina Célia Ribeiro, integrante do Projeto de Sala de Leitura da escola. “Eles se envolverão em uma série de atividades, para que possam se aprofundar nas pesquisas e crescer culturalmente”, destacou.
A estudante Luana Helena, falou em nome da turma: “Achei tudo muito intenso e importante, pois mostra diversas fases da vida de Orides, abordando os seus sentimentos e vivências. Apesar de não ter tido uma vida fácil, ela soube transformar tudo em poesia. ”
MEMORIAL ORIDES FONTELA – Os interessados em conhecer mais sobre a vida e obra da poeta podem acessar a Fanpage “Memorial Orides Fontela”, onde são postadas informações, textos e curiosidades sobre ela – Clique aqui e acompanhe.
Fotos
[wonderplugin_carousel id=”284″]
