ENTRELINHAS GANHA VERSÃO DIGITAL NOS 20 ANOS DO CURSO DE JORNALISMO
Na noite de terça-feira (5), estudantes do 3º. ano de Jornalismo, acompanhados pelas professoras Carmem Aliende e Beth Miranda, responsáveis pela produção do “Entrelinhas” durante 2019, receberam o Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, coordenador do curso de Comunicação, e o Prof. Me. Luiz Antônio Souza, pró-reitor de Graduação da UNIFAE, para apresentar as duas primeiras edições com novo projeto.
O estudante Gabriel Saraiva, responsável pela reformulação gráfica, conta que o maior desafio foi a adaptação para o meio digital: “A realidade profissional que teremos é esta, porque agora todo mundo consome conteúdo na internet, acessado por pessoas de todo o planeta. Gostei muito de fazer este trabalho e tive de me dedicar bastante para encontrar tempo e cumprir os prazos, mas ver o sorriso dos colegas com o resultado fez todo o esforço valer a pena. ”
Do ponto de vista acadêmico, o aluno passa por dois momentos distintos, explica o coordenador do curso: “No primeiro semestre, ele tem liberdade para escolher uma pauta de seu interesse e, no segundo, trabalha com uma proposta temática. Isso desperta a criatividade e envolve pesquisa, facilitando o objetivo deste processo todo, que é aprender a escrever, colocar as ideias em prática, fazer boa apuração, boas entrevistas, além de um bom trabalho gráfico, ou seja, a essência do bom jornalismo. ”
Representando o reitor Prof. Dr. Francisco Arten, que estava em São Paulo atendendo a compromisso no Conselho Estadual de Educação, o pró-reitor de Graduação, Luiz Antonio de Souza, enfatizou o orgulho de ver a produção dos futuros jornalistas: “Estando na UNIFAE há tantos anos e, tendo visto nascer o projeto do curso de Comunicação, é muito gratificante participar de um momento como este, quando atestamos a qualidade dos profissionais que estamos formando, especialmente quando o curso completa 20 anos. Tenho acompanhado o caminho de muita gente que passou por aqui e está hoje no mercado de trabalho, atuando em grandes veículos de comunicação em todo o Brasil. ”
EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA
Entre os estudantes, o consenso é que passar pela experiência foi um processo de crescimento para todos os envolvidos. “Ver todo cuidado que o Gabriel teve com cada cor, cada linha, foi muito especial para a gente. Ver o projeto pronto, depois de tanto tempo produzindo textos, debatendo, tira isso, procura outra fonte, coloca vírgula e acento, a dedicação das professoras na orientação e edição, tudo foi muito rico. ”, afirma Tamyres Sbrile.
Concordando com a colega, Gabriel Ambrogi acrescenta que a sensação de ter feito um bom trabalho é incrível: “Tem hora que duvidamos de nós mesmos e, quando vemos que conseguimos e recebemos elogios, a felicidade é imensa! ”
Para a Profa. Carmem Aliende, que orientou o processo durante o primeiro semestre, chamou a atenção o comprometimento dos alunos: “O protagonismo na condução do projeto gráfico foi uma solicitação da própria turma, que assumiu o processo de mudança de linguagem para transformar o jornal numa revista digital. Com este objetivo, trabalharam o conteúdo das matérias já pensando em como elas seriam vistas, inclusive nos dispositivos móveis. Neste contexto, quero destacar a disponibilidade e o talento do Gabriel Saraiva, que realizou um trabalho visual compatível com os melhores do mercado. ”
Acompanhando esta turma desde o primeiro ano, a Profa. Me. Beth Miranda, mencionou a evolução que percebeu, principalmente na escrita dos alunos: “Foi uma satisfação e um prazer acompanhar este trabalho, pois pude ver um ganho significativo de qualidade na escrita jornalística desde que ingressaram na faculdade. A proposta de um novo projeto gráfico também foi magnífica, pois é um conhecimento que buscaram e criaram. Fico muito feliz em ver que estão praticamente prontos para o mercado de trabalho. ”
ENTRELINHAS – o projeto laboratorial é uma produção que envolve os acadêmicos de 5º e 6º períodos do curso de Jornalismo UNIFAE. Ao longo de muitos anos foram produzidas centenas de reportagens sobre os mais variados e inusitados temas, com orientação de diversos professores que foram responsáveis pela disciplina. São mais de 100 edições que trazem muita informação e entretenimento e, o mais importante, garantem a preparação do estudante para a vida profissional. Recentemente, o projeto migrou para o formato de revista e passou a ser digital, acompanhando as novas tendências do jornalismo.
Fotos
[wonderplugin_carousel id=”393″]