Em seu primeiro semestre de atividade, o novo curso de Pedagogia oferecido pela UNIFAE já diz a que veio e comemora uma importante conquista: é o único da região a ser selecionado para uma das 250 vagas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a instituições de todo o Brasil que têm cursos voltados para a licenciatura.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)vai envolver 24 alunos bolsistas e mais alguns voluntários, conforme informa o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Me. Marcus Alvarenga:
“Este projeto foi escrito por mim e pelo Prof. Cássio Almeida, que estará à frente da sua execução, mas ainda estamos aguardando as orientações da CAPES para iniciar o processo. A área específica da iniciação é Psicomotricidade e Alfabetização, e o que mais nos empolga é que teremos a oportunidade de transferir o know-kow da CAPES para os estudantes do nosso curso. Num momento tão turbulento como este, é especialmente gratificante dar uma boa notícia à nossa comunidade”.
De acordo com publicação da CCS/CAPES, este programa de iniciação científica oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas, cumprindo o objetivo de aprimorar a formação de professores da Educação Básica. Este ano, 60% das vagas oferecidas foram destinadas aos cursos de Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, áreas onde há maior déficit na formação de professores.