A I Jornada da Inovação UNIFAE ocorreu nos dias 3 e 4 de agosto, no auditório da UNIFAE, com palestras e apresentações para os estudantes dos cursos de Administração e Engenharia de Software. Histórias de empresários de sucesso e a maratona de startups fizeram parte das apresentações.
No primeiro dia, a Vice-Reitora da UNIFAE, Profª. Dra. Anitta Bellotto Leme Nagib, abriu o evento ressaltando a relevância da inovação para as empresas e para a sociedade. Os palestrantes foram recepcionados pelo professor dos cursos de Engenharia, Prof. Dr. Paulo Roberto Alves Pereira.
Em uma das palestras, os alunos conheceram histórias de grandes empresas da região, que nasceram de startups. Rodrigo Vasques e Doroti Papa (ex-aluna da UNIFAE) falaram sobre a trajetória de sucesso da Leiturinha/Play Kids (de Poços de Caldas-MG para o mundo). David Noronha, co-funder e CEO da Energy Source, também se apresentou, reforçando a importância de estudar um segundo idioma, além de contar sobre a próspera jornada de sua empresa sanjoanense, eleita uma das nove startups mais inovadoras do mundo no setor de energytech.
Também participaram do evento os professores dos cursos e convidados, como o Assessor de Gabinete da Prefeitura de São João da Boa Vista, Hediene Zara (representando a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza); e o Presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de São João, Luís Fernando de Melo; e o Gerente de Agricultura Digital da empresa Grupo JCN, Augusto Telini.
PITCH DAY – O último dia da Jornada foi dedicado para o encerramento da Maratona de Startups, no famoso “Pitch Day”. O projeto começou na UNIFAE em abril deste ano e foi finalizado com a apresentação dos inscritos sobre seus projetos, a empresários e investidores.
Héber Sales, que é um dos instrutores da Maratona e fundador da Unipool, ficou muito feliz em fazer parte desse momento histórico para a UNIFAE, e ressaltou: “Os alunos se conectaram a esses atores de peso do ecossistema de inovação. Foi uma oportunidade para participarem na prática de uma jornada inovadora e apresentaram seus projetos para diversos empresários”.
Quem abriu a última noite de palestras foi a head de finanças do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Sara Velloso, que contou sobre a fundação do famoso Jornal Metro. “Descobrir a UNIFAE foi um paraíso para mim. É importante compartilhar nossos conhecimentos, isso contribui para que os jovens pensem diferente”, comenta.
O objetivo da I Jornada de Inovação da UNIFAE foi o de promover a pesquisa tecnológica, como explica a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Laura Rezende. “Um projeto que nasceu aqui dentro agora encerra com sucesso, como uma grande semente plantada na UNIFAE. Temos muitos talentos entre docentes e discentes; aproveitamos para trazer cases de sucessos e esperamos que, um dia, os alunos que estão aqui também palestrem nesta Jornada”, finalizou Laura.