Início DESTAQUE Cerimônia de 60 anos UNIFAE homenageia história do Centro Universitário

Cerimônia de 60 anos UNIFAE homenageia história do Centro Universitário

-

Teatro lotado, memórias e muitas emoções. Foi assim a cerimônia de 60 anos do UNIFAE, que contou com convidados, familiares de ex-diretores da instituição, autoridades do município, professores, estudantes e comunidade.

Quem abriu a noite foi o pianista Gustavo Mérida, com a música “Arrastão”. Durante a cerimônia, o músico também performou algumas músicas ao lado da cantora Marina Romera e o Hino de São João da Boa Vista. Logo após, o Jornalista e professor Wiliam de Oliveira, aposentado na instituição, faz a leitura de dois textos, “Professonhos” e “Parabéns UNIFAE”.

A mesa estava composta pela Prefeita de São João, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; o presidente da Câmara, Raimundo Rui; o reitor da UNIFAE, Marco Aurélio Ferreira; a vice-reitora Anita Bellotto Leme Nagib; o decano da instituição professor mestre Luiz Antônio de Souza; o Pró-Reitor De Administração, Professor Mestre Luís Carlos Evaristo; a Pró-Reitora De Graduação, Professora Doutora Alice Orrú; e a Pró-Reitora De Pós-Graduação E Pesquisa, Professora Doutora Laura Ferreira De Rezende.

Um vídeo de 60 anos UNIFAE foi exibido, como forma de resgate histórico, com imagens do Centro Universitário ilustrando o passado e presente. O Mestre de Cerimônia fez a leitura de ofícios recebidos em homenagem, e deu espaço para as mensagens em vídeos, exibidos no telão. Entre eles, estavam profissionais como a escritora e maratonista Sara Velloso, ex-presidente da ABCiber, Eugenio Trivinho, e o governador do estado, João Doria, que parabenizou e agradeceu o trabalho que a instituição exerce.

A atual reitoria do UNIFAE prestou homenagens aos familiares e diretores que fizeram história na instituição. Eduardo Coimbra Pirajá Martins, filho do prefeito Oscar Pirajá –que, em 1973, adquiriu o prédio do Colégio Santo André para abrigar o UNIFAE, conta: “Esse ano meu pai completa 100 anos, e estamos muito agradecidos com tudo isso. Lembro desde pequeno, quando meu pai adquiriu o prédio do antigo colégio Santo André, teve uma movimentação grande na época. E cresceu muito, vi a FAE desenvolver cada vez mais e ser um orgulho para a região”.

João Otávio Bastos esteve presente para receber a homenagem em nome de seu avô, Octávio Bastos, fundador da FAE, primeira instituição de ensino da região: “Não é trivial uma cidade desse tamanho possuir certa gama de oferta de ensino superior, e isso faz parte do que as pessoas há 60 anos atrás fizeram, que foi ousar criar a instituição. Eu, como sanjoanense, fico muito orgulhoso disso. Motivo de muita comemoração”.

O professor Valdemir Samonetto atuou como diretor e reitor de 2004 até 2012, e com isso ressalta que passou 35 anos dentro da instituição, como aluno, professor e reitor: “É maravilhoso rever a equipe que trabalhamos, a reitoria atual está de parabéns pelo evento público, que mostra a importância da primeira instituição de Ensino superior da nossa região, começando com três cursos (Administração, Economia e Ciências Contábeis) e hoje já oferecer vinte cursos e também os de pós-graduação”.

Eduardo Ciaco é professor da UNIFAE e filho do diretor Prof. João Batista Ciaco Neto, que atuou entre os anos de 1996 a 2000. “Meu pai entrou como aluno na primeira turma do UNIFAE e passou a dar aula até se aposentar. Isso é muito importante para a região e também aos alunos”. Já o vice-diretor durante a mesma época, Prof. Sérgio Venício Dragão, destaca a tradição do Centro Universitário e fala com orgulho dos 37 anos que passou no UNIFAE: “Representa diversas gerações, transformou e segue transformando a vida de muitos jovens. Sempre foi muito bem conduzida. Me sinto em casa toda vez que vou até lá”.

Agora decano da instituição, o professor Luiz Antonio de Souza diz que completará 53 anos de convivência no local, e um filme passa em sua cabeça: “Acompanhei desde o primeiro diretor, é uma emoção enorme. Começamos com o curso de economia, a primeira classe em 1963 e a primeira turma em 1966. Fomos criar novos cursos de Administração e Ciências Contábeis em 1973. Depois em 1998 e 1999 os demais cursos. Todos os homenageados hoje foram fortes e magníficos! ”

A prefeita Teresinha esteve presente, e aproveitou para parabenizar o UNIFAE: “Estou muito feliz por vivenciar esse momento da autarquia da prefeitura. Essa parceria tem beneficiado muito a comunidade”.

O atual reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira se mostra grato por tudo que vivencia: “São 26 anos de UNIFAE em minha vida, mais da metade da minha idade. Isso me deixa muito feliz vendo as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de São João, na realização de um sonho de 60 anos atrás. O papel do UNIFAE é este: prestar serviço à comunidade e formar profissionais brilhantes”. A vice-reitora Profa. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib concorda, e enfatiza: “Vemos a trajetória da UNIFAE e seu impacto na vida da comunidade. Todos os cursos de Saúde, Humanas e Exatas contribuem para o desenvolvimento de São João, e para nós da reitoria é muito especial relembrar quem nos antecedeu, para que estivéssemos aqui hoje”.

CATEGORIAS

RECENTES

Resultado Vestibular de Medicina UNIFAE 2022 – 7ª Chamada

Atenção candidatos que prestaram o Vestibular de Medicina da UNIFAE! O edital com a relação de vestibulandos aprovados em 7ª chamada já está disponível:...

Resultado Vestibular de Medicina UNIFAE 2022 – 6ª Chamada

Atenção candidatos que prestaram o Vestibular de Medicina da UNIFAE! O edital com a relação de vestibulandos aprovados em 6ª chamada já está disponível:...

Vestibular de Vantagens UNIFAE oferece 200 bolsas de estudos de até 100%

Além da qualidade de ensino e metodologia de aprendizado humanizada, o UNIFAE também oferece aos candidatos uma novidade: O Vestibular de Vantagens 2022. São...

Venha estudar na UNIFAE

Este será o ano da mudança em sua vida. A UNIFAE está preparada para realizar o seu sonho! 😉

Comunicado Recesso UNIFAE

Atenção: de 23/12 a 02/01 não haverá expediente!

VÍDEOS

Alunos de Comunicação realizam Feira Virtual

A Feshow ocorreu no Instagram, com a participação de diversas empresas e artistas. Atividade dos cursos de Comunicação Social da UNIFAE.

Enfermagem no combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

Nossos alunos de Enfermagem tiram dúvidas sobre o Câncer de Próstata, participando da Campanha Novembro Azul.

UNIFAE participa da comemoração dos 20 anos da ABTU

É um orgulho muito grande para a UNIFAE participar deste momento histórico em que a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) completa 20 anos...

Cursos 2021 UNIFAE – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda te oferece uma formação antenada às demandas do mercado na atualidade, associando estratégias de...

Teste Vocacional UNIFAE – ETEC Aguaí

Confira a dica da professora Adriana Mamede, coordenadora pedagógica da ETEC de Aguaí, sobre o Teste Vocacional da UNIFAE. Com o aumento e diversificação do...