Campanha da UNIFAE resgata Folclore brasileiro

0
153

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, o Folclore é uma manifestação da cultura popular que forma a identidade social de um povo, sendo construído por contos, canções, lendas, trava-línguas e outros. No Brasil, estes elementos foram consolidados a partir do século XX.  Os povos europeus, indígenas e africanos contribuíram para essa variedade cultural no Brasil e, por conta do tamanho do território, cada região possui uma tradição folclórica variada.

Buscando homenagear o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a nova campanha da UNIFAE baseia-se neste tema, como explica a Profa.  Ana Paula Malheiros, que supervisionou o projeto elaborado pela Agência Júnior, em conjunto com o núcleo de  Redes Sociais, que também integra o Labcom (Laboratório de Comunicação): “Em uma reunião de criação, pensamos na importância de trabalhar o folclore, como forma de resgate da nossa cultura, já que somos uma instituição educacional”. A professora também explica como serão feitas as postagens: “Escolhemos os principais personagens do folclore nacional e, a cada semana, vamos contar a história de um deles nas nossas redes sociais”.

Para Sara Damico, estagiária e aluna do último semestre do curso de Publicidade e Propaganda, fazer parte do processo de criação da campanha, ainda sem ter se formado, é um ganho para o futuro:

“Colaborei desde o planejamento até a postagem. Ter esta experiência de liberdade criativa e participação ativa ajuda muito a ganhar segurança para quando eu for para o mercado de trabalho.”

Para saber mais sobre os personagens do nosso folclore, acompanhe as postagens no Facebook da UNIFAE.