Início DESTAQUE BIXO BOM 2012 ARRECADA MAIS DE 34 TONELADAS DE ALIMENTOS

BIXO BOM 2012 ARRECADA MAIS DE 34 TONELADAS DE ALIMENTOS

-

14 entidades foram beneficiadas pelo Trote Solidário da UNIFAE

34.393 quilos de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. Esses foram os números da quinta edição do Trote Solidário Bixo Bom, promovido pela Unifae, em 2012. A marca superou todas as expectativas e bateu um novo recorde, beneficiando 14 entidades filantrópicas de São João da Boa Vista.

O Bixo Bom foi instituído há cinco anos como forma de inovar na prática dos trotes, fortalecendo o espírito de solidariedade, o trabalho em equipe e para integrar a comunidade acadêmica à sociedade local e regional. Os cursos que alcançam metas mínimas recebem horas como atividades complementares, necessárias para que todo universitário se forme. Além disso, as turmas concorrem a troféu e a certificado pelo envolvimento nas atividades.

“Só temos a agradecer pelo trabalho e dedicação de cada aluno que acreditou no projeto e correu atrás das doações, que foram feitas das mais diversas formas, desde alimentos trazidos em sacolinhas até empresas que doaram grandes quantidades a pedido dos estudantes”, declarou o reitor da Unifae, professor Valdemir Samonetto.

A entrega dos prêmios aconteceu na noite do dia 28 de março, na quadra de esportes do Centro Universitário, com a presença dos mais de dois mil acadêmicos e representantes da CAACH, CAMID, Casa da Criança, Creche Chafica Antakly, Igreja Presbiteriana, Lar do Pequeno Vicente, Lar Meimei, Lar São Vicente, Lar Vicentino S. José, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Sagrado Coração de Maria, Paróquia Santo Antônio, Pastoral da Criança SJ e ASPA – Associação de Prevenção a AIDS, todas beneficiadas pelo projeto.

Neste ano destacaram-se os cursos de Ciências Contábeis (vencedor por maior arrecadação per capita e total), seguidos por Administração, Engenharia de Produção, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação que arrecadaram acima de duas toneladas por curso, chegando quase a dez toneladas (contábeis). Os demais cursos também tiveram participação expressiva, mas com números menores.

ENTIDADES AGRADECEM – Celso Maldonado, administrador do Lar Vicentino São José considera “sensacional essa iniciativa da Unifae que promove uma campanha de arrecadação em prol dos mais necessitados. Nós consideramos que esta doação representa, praticamente seis meses da manutenção comum, do básico em alimentos”, disse. O administrador destacou a importância de transformar o trote em ato solidário, “ajudando instituições de caridade, em troca de baderna e brincadeiras de mau gosto”. O Lar São José assiste 40 idosos em situação de vulnerabilidade e, em geral, doentes.

Regina Célia coordenadora representa a Casa da Criança. “Esta campanha merece elogios. Nós trabalhamos com 150 crianças cujas mães precisam deixar na entidade para buscar o sustento. Servimos várias refeições e necessitamos muito dessa ajuda. Agradecemos e parabenizamos a Unifae que todos os anos pensa nos que precisam de apoio”.

PROFESSORES E ALUNOS COMEMORAM – Ao abrir o evento em meio à euforia das torcidas, o reitor da Unifae, professor Valdemir Samonetto, destacou a importância do evento. “Vocês dão um exemplo para São João da Boa Vista, para o estado de São Paulo e para o Brasil, ao usarem a inteligência e o amor que têm no coração em favor do próximo”. O reitor ressalta a importância de divulgar ações solidárias como essa, “vamos mostrar este sucesso que alunos, professores e servidores demonstraram desde o início de 2012, cada um com sua estratégia e sua garra. Não importa a quantidade, o que importa é o coração e a mente que pensou no mais necessitado. Estas entidades que prestam serviço voluntário estão felizes neste meio acadêmico de tamanho dinamismo. Temos certeza de que poderão utilizar seus recursos em outras necessidades, porque, pelo menos por alguns meses seus assistidos terão o que por à mesa: são 2.500 kg que cada uma está levando graças à inteligência e solidariedade de todos os envolvidos na campanha Bixo Bom. Estamos demonstrado que temos algo a mais a oferecer aos que precisam. Muito obrigado”.

O pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa e coordenador do curso de ciências contábeis, professor Sérgio Venício Dragão, ressalta a gratificação pela vitória. “Fizemos um trabalho de conscientização e nossa proposta não é de que os alunos doem, mas de que envolvam a comunidade onde residem. E o resultado está aí, número significativo e que contribui, agora, com essas entidades que atendem tantas pessoas necessitadas”, disse.

Ele destacou que durante a campanha, que começou em março, houve o estímulo em sala de aula através dos professores, com o propósito de dinamizar a iniciativa. “Nos últimos dias fizerem um trabalho de rua, percorrendo várias residências e o resultado foi expressivo, ratificou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador do curso de ciências econômicas, professor Danilo Leite Vicentini, também registra sua opinião: “nossa obrigação principal dentro da Instituição é desenvolver, da melhor forma, o ensino, a pesquisa e a extensão. Porém, também é preciso incentivar os alunos ao envolvimento com a comunidade, ajudando o próximo. Um tipo de parceria que nos deixa felizes”, disse.

A pró-reitora de Graduação, professora Carmen Beatriz Fabriani, avalia o resultado como “um sucesso em termos do volume arrecadado. Conseguimos mobilizar toda a Instituição o que e nos deixa gratificados com a soma surpreendente de arrecadações”. A professora comenta que essa campanha já se tornou tradição na Unifae e que, diante da criatividade e empenho dos alunos, professores e servidores, ela se sente motivada a propor à Reitoria outras ações solidárias.

Professor Gleber Paula, coordenador do curso de publicidade e propaganda comenta sobre o empenho dos alunos. “Eles trabalharam com determinação. Desenvolveram uma boa estratégia e correram atrás das arrecadações. O resultado foi muito bom!”.

Thaís Alves, do terceiro semestre do curso de ciências contábeis não escondia a euforia, “Todos colaboraram na minha turma. Fomos às ruas, promovemos rifas para juntar dinheiro e comprar alimentos Com esse empenho conseguimos levar o Troféu. Estamos felizes porque acreditamos em nossa capacidade e vencemos”.

Francisco, do 7º semestre de administração conta sobre o planejamento: “estipulamos metas, nos mobilizamos em pontos estratégicos, como portas de supermercados e os alunos contribuíram com quantias em dinheiro para que tudo fosse revertido em prol dessa campanha de solidariedade. O resultado está aí. Estamos felizes e sem administração não há Bixo Bom”.

Alex é aluno do terceiro semestre de publicidade e propaganda e também fala do planejamento de sua turma: “Estipulamos uma quantia por aluno como meta básica, mas muitos foram às ruas, buscaram entre amigos e familiares e ultrapassamos a média. Muito satisfeitos com o resultado”.

CATEGORIAS

RECENTES

Última semana para se inscrever no Vestibular de Medicina UNIFAE

Terminam neste domingo (23h59 do dia 2 de outubro) as inscrições para o Vestibular de Medicina UNIFAE 2023. Serão oferecidas 60 vagas em período...

Educação Física é campeã dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022

Com 22 medalhas e 103 pontos no total, o curso de Educação Física da UNIFAE foi o grande campeão dos Jogos Intercursos UNIFAE 2022,...

Aluno de Medicina representa UNIFAE em congresso na Itália

Três trabalhos da Medicina UNIFAE foram expostos na Itália, no 31º European Academy of Dermatology and Venereology (EADV), maior congresso de Dermatologia da Europa. Em...

Educação de São João da Boa Vista aparece em ranking na frente das capitais brasileiras

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública coloca a cidade de São João da Boa Vista na 40ª posição...

UNIFAE busca ampliação de projetos e pesquisas com empresa Ibramed

Graças ao sucesso das pesquisas realizadas através da parceria firmada entre o Instituto de Pesquisas Clínicas (Ipeclin) da UNIFAE e a Ibramed, uma comitiva...

VÍDEOS

Alunos de Comunicação realizam Feira Virtual

A Feshow ocorreu no Instagram, com a participação de diversas empresas e artistas. Atividade dos cursos de Comunicação Social da UNIFAE.

Enfermagem no combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

Nossos alunos de Enfermagem tiram dúvidas sobre o Câncer de Próstata, participando da Campanha Novembro Azul.

UNIFAE participa da comemoração dos 20 anos da ABTU

É um orgulho muito grande para a UNIFAE participar deste momento histórico em que a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) completa 20 anos...

Cursos 2021 UNIFAE – Publicidade e Propaganda

O curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda te oferece uma formação antenada às demandas do mercado na atualidade, associando estratégias de...

Teste Vocacional UNIFAE – ETEC Aguaí

Confira a dica da professora Adriana Mamede, coordenadora pedagógica da ETEC de Aguaí, sobre o Teste Vocacional da UNIFAE. Com o aumento e diversificação do...