Conhecido por ensinar a disciplina, enquanto fortalece a mente e o corpo, o Taekwondo chegou ao território brasileiro na década de 70, vindo da Coréia do Sul. Mas foi só nas Olimpíadas 2000, realizadas em Sydney (Austrália), que a modalidade se tornou oficialmente esporte olímpico. Os praticantes da arte marcial usam a velocidade e a flexibilidade do corpo para fazer movimentos precisos.
Foram estes atributos que levaram os alunos do técnico em Taekwondo e estudante de Educação Física na UNIFAE, Mateus Saraiva, a conquistarem sete medalhas nas categorias Sub-11 e Sub-17 na competição online, realizada pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (Fatesp), no último mês de junho. Foram quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A competição contou com a participação de 23 equipes paulistas nas categorias de ataque e defesa, conhecida como Poomsae, e técnicas de chute. Driblando o período de distanciamento social imposto pela Covid-19, os atletas filmaram a execução dos movimentos em suas casas e enviaram o vídeo para avaliação de um grupo formado por mestres em cada movimento.
Em São João da Boa Vista, Saraiva é responsável pelas aulas no CIC, no CSU DER e no Centro Esportivo da Vila Primeiro de Maio, promovidas pelo Departamento Municipal de Esportes.