Quinta-feira (30) aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Educação de São João da Boa Vista, que reuniu professores das redes públicas e privadas de educação básica, ensino médio e superior na UNIFAE, para debater sobre “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

A conferência aconteceu em uma parceria da UNIFAE com Departamento de Educação, Diretoria de Ensino, Universidade Aberta do Brasil, Unifeob, Sindicato dos Professores e Ensino Oficial do Estado de São Paulo e o IpeFAE.

 

 

O evento contou com uma palestra do Reitor da UNIFAE, o Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, que falou sobre a importância dos professores para a construção de uma sociedade melhor. “Foi um privilégio muito grande receber educadores de todas as esferas da educação, porque durante encontros como estes acontece uma troca muito grande de conhecimento, que contribui diretamente com a qualidade do ensino”, afirmou.

 

 

Quem concordar com o reitor é Mariângela Jacomini, que é supervisora de ensino. “Quando existe essa união e todos os níveis de educação conseguimos manter e elevar a qualidade da educação em São João”, disse.

Quem também marcou presença no evento foi a vereadora Professora Can, que preside a Comissão de Educação da Câmara e também participa da organização do evento, “Os professores são verdadeiros agentes modificadores, que tem o poder de interferir positivamente em nossa sociedade. Eles estão cada vez mais conscientes de seu poder de influência e isso explica a grande quantidade de inscrições para participar da conferência, que recebeu mais de 180 pessoas”, explicou.

 

 

O começo de uma longa caminhada – “As melhores pessoas para dizer os lados bons e os a serem melhorados no cenário educacional são aquelas que estão na sala de aula, como os alunos e os próprios professores. Mas no Brasil não podemos ter uma visão ingênua e acreditar que as coisas vão mudar rápido, mas ter uma reunião como essa é o início e devemos continuar nessa caminhada, fazendo novas reuniões e pontuando sempre o que está dando certo e errado, para que no futuro possamos alcançar nosso objetivo e levar educação de qualidade a todos”, afirmou Roberta Cardoso, professora de educação infantil da rede municipal de ensino.

 

 

Audiência pública de educação – O evento também serviu como preparação para a audiência publica de educação que acontece em 2018 – ainda sem local e data definida -, que pretende reunir membros da sociedade para também debater e sugerir temas que possam contribuam com o ensino na cidade.