Estudantes e professores tiveram a oportunidade de participar do Primeiro Fórum de Internacionalização da UNIFAE, na última segunda-feira (09), no auditório do Campus. O evento contou com a presença do Assessor de Relações Internacionais da UNESP, Prof. Dr. José Celso Freire Júnior, que, durante sua fala, destacou a relevância de intercâmbios e trocas culturais com pessoas de outros países.

“É muito importante uma experiência internacional. Creio que os acadêmicos devem procurar este caminho, que traz a oportunidade de crescimento humano, acadêmico e profissional”, disse Freire.

 

Quem também participou do Fórum foi a Consultora de Educação da Mastertest, Gabriela Ballalai, que falou sobre os testes de certificação da língua inglesa, Toefl e Toeic, que serão aplicados, em breve, pela empresa na UNIFAE.

“Estas avaliações são como a porta de entrada para estrangeiros que desejam ingressar em universidades, principalmente, dos Estados Unidos e Canadá, e para quem busca oportunidades de crescimento profissional”, explicou Gabriela.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO – Nos últimos anos, a UNIFAE tem realizado parcerias com instituições de diferentes países, visando a internacionalização da Instituição. Com isso, os alunos têm tido a oportunidade de realizar intercâmbios e passar por um período de estudos em países como Canadá, Portugal, China, Itália, República do Chipre e mais recentemente Austrália.

 “Neste quesito, somos os pioneiros em nossa região, organizando, discutindo e contribuindo para que os professores, alunos e pesquisadores tenham acesso a informações, conhecimento e cultura de outros povos. Isso faz toda a diferença na vida profissional e acadêmica”, enfatizou Reitor licenciado da UNIFAE, Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, que também esteve no evento.

 

JOSÉ CELSO FREIRE JUNIOR – José Celso Freire Junior concluiu o doutorado em Informatique na Université Grenoble I (Scientifique et Medicale – Joseph Fourier), em 1997. É Mestre em Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista e ocupa a função de Assessor Chefe de Relações Externas da UNESP. Nesta posição tem participado como palestrante em diversos eventos no exterior. É presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, associação da qual participam responsáveis pelos setores de relações internacionais de cerca de 250 IES Brasileiras.

Publicou mais de 60 trabalhos científicos em periódicos e conferências. Participou como apresentador e palestrante em diversos eventos científicos no Brasil e no exterior. Orienta atualmente uma tese de doutorado e já orientou ou co-orientou cinco dissertações de mestrado, 11 Monografias de Cursos de Especialização e mais de 30 alunos de graduação em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Educação. Coordenou e participou como membro de 6 projetos de pesquisa.