UNIFAE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO DIGITAL

 O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIFAE, Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, representando a UNIFAE, participou no Seminário Nacional de Inclusão Digital “Cultura Digital na Educação”, na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que ocorreu nesta semana.

 

A mesa redonda “Invertendo a direção: o protagonismo do excluídos digitais”, contou, além do Prof. Paschoal, com as presenças do Prof. Dr. Cláudio Márcio Magalhães, do Curso de Mestrado do Centro Universitário, UNA, de Belo Horizonte e do Prof. Me. Marcus Satudt, da TV UNIVATES e diretor técnico da Associação Brasileira de Televisão Universitária, (ABTU).

 

A proposta desta mesa foi justamente discutir e refletir que a exclusão social também se manifesta na exclusão digital, uma vez que apesar da evolução do acesso às tecnologias digitais da informação e da comunicação, os custos dos equipamentos ampliam o fosso social e o domínio da tecnologia é um exercício de poder, afirma o Prof. Paschoal, enfatizando que é “nosso dever como pensadores e formadores de comunicação, sempre enfatizamos a necessidade do olhar social para os avanços tecnológicos.  Este “olhar” é uma constante em nossos cursos’

 

O professor ressalta também que o seminário foi uma excelente oportunidade de conhecer experiências educacionais inovadoras e discutir com educadores de todo o país e mais os convidados estrangeiros, os profundos impactos que a cultura digital já causou e ainda vai provocar nos processos de ensino e aprendizagem.

 

“Aqui na UNIFAE procurarmos sempre trabalhar com metodologias ativas na formação de nossos alunos, mas as gerações cada vez mais conectadas e as ofertas tecnológicas permanentes nos obrigam a refletir e sempre pensar como educar enfatizando o protagonismo dos alunos e a apropriação das novas ferramentas para o ensino”, conclui o Prof. Paschoal Neto.