A sede da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), em São Paulo, em recebeu a décima edição do Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que abordou o tema: “Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais”, entre os dias 14 e 16 de dezembro.

 

O evento, que foi organizado pelo Departamento de Pós-Graduação de Semiótica da PUC-SP, em parceria com a UNIFAE e a ECA, teve três dias de atividades, entre palestras, exposições de resultados de pesquisa, apresentação de trabalhos finalizados e em desenvolvimento, de alunos de graduação e pós-graduação vindos de várias partes do país e do exterior.

 

A UNIFAE foi representada pelo reitor, o Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, que participou da cerimônia de abertura do simpósio; pelo pró-reitor administrativo, Prof. Me. Marco Aurélio Ferreira, que faz parte do conselho da ABCiber; e pela equipe do Laboratório de Comunicação (labCom), que atuou na transmissão ao vivo do simpósio pelo facebook, além de cuidar de todos os registros áudio visuais do evento.

 

INOVAÇÃO – o ABCiber inovou em 2017 propondo como um modelo sem paredes para os painéis temáticos, espaço usado por pesquisadores para o compartilhamento de resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento.