UNIFAE ABRE CONGRESSO ABCIBER EM JUIZ DE FORA

O Reitor da UNIFAE, Prof. Francisco Arten, que também é Doutor em Semiótica e estudioso da cibercultura, fez parte da mesa de abertura da 11ª edição do Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), nesta quarta-feira (22), na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), onde discursou e fez apontamentos sobre os “Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas no Ecossistema Digital”, que é o tema do evento.

 

Durante sua fala, Arten lembrou do atual momento político do Brasil e da influência digital no processo eleitoral, a exemplo do que aconteceu em países como os Estados Unidos.  “O uso indevido das redes sociais, do digital, coloca em risco a democracia. O uso de robôs e espalhar Fake News é uma grave ameaça. Então, discutir e refletir sobre esse ecossistema digital se faz urgente”, afirmou Arten.

 

O Reitor terminou sua fala incentivando a participação das pessoas na vida política e nas decisões no país. “Na Grécia Antiga, quando a democracia estava se deteriorando, Epicuro conclamava o povo a fugir da vida pública e se isolava com seus amigos nos seus famosos jardins, deixando o tempo passar, sem participar. Como não temos um jardim pra se refugiar, não resta outra opção a não ser ir à luta”, explicou.

 

Também compuseram a mesa a Diretora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, Prof.ª Dr.ª Marise Pimentel Mendes; a Presidente da Comissão Organizadora do evento, Prof.ª Dr.ª Soraya Ferreira, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, Prof.ª Dr.ª Gabriela Borges; a Vice-Reitora da Universidade mineira, Prof.ª Dr.ª Girlene Alves da Silva; e o Presidente da ABCiber, Prof. Dr. Sebastião Squirra.

 

O EVENTO – Além do Reitor, a UNIFAE está na 11ª edição do Simpósio Nacional da ABCiber com a equipe do Laboratório do Comunicação (LabCom) da Instituição, fazendo a transmissão ao vivo das principais palestras e mesas temáticas do evento.

 

O simpósio é o maior evento científico brasileiro de Cibercultura. Com o tema “Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas no Ecossistema Digital”, a edição deste ano, que acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, visa articular a reflexão teórica a partir diferentes fenômenos insurgentes no ecossistema conectivo digital. Para mais informações sobre a ABCiber, clique aqui.