SEMANA DA ENGENHARIA 2018 MOBILIZA ESTUDANTES

Uma série de minicursos, palestras e competições foram realizados durante a “Semana da Engenharia 2018”, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e interação dos estudantes dos diversos cursos da área, oferecidos pela UNIFAE.  O evento ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro, em salas de aula e no auditório do campus, e também no CETEP (Centro de Tecnologia, Engenharia e Pesquisa).

 

 “Fico muito feliz em ver nossos futuros engenheiros tão engajados e felizes. O CETEP é um espaço que implantamos nos últimos anos e que, atualmente, conta com vários laboratórios e equipamentos, permitindo o desenvolvimento de uma série de atividades e habilidades”, explica o Prof. Dr. Francisco Arten, Reitor da Instituição.

 

Uma das ações mais concorridas foi o Campeonato de Pontes de Macarrão, prova em que os participantes constroem réplicas utilizando apenas espaguete e pequenos articuladores para unir as massas. Depois de prontas, as estruturas são submetidas a testes com pesos, para constatar a resistência.  

 

“Antes de construir, os estudantes realizaram uma série de cálculos e simulações em softwares. Isso exigiu uma dedicação muito grande, para que tudo saísse como eles esperavam. Uma curiosidade desta atividade é que foram os próprios estudantes que a pediram, organizaram e ajudaram a fiscalizar”, explicou o professor Rogério de Souza Carvalho.

 

A Semana também serviu para que os acadêmicos pudessem rever e aprofundar temas de pouco domínio, como avalia Lucas Reinaldi, do 10º semestre de Engenharia de Computação: “A área de programação não é meu forte, mas em ações deste tipo eu consigo aprender e igualar meu conhecimento ao dos meus colegas. Sair do ambiente tradicional de aula é muito bom e traz uma experiência incrível”.

 

Os profissionais formados pela Instituição também tiveram espaço na Semana, como o engenheiro mecânico Bruno do Santos, que ministrou uma palestra sobre Engenharia de Segurança no Trabalho. “É muito gratificante voltar aqui e passar um pouquinho do que eu sei e mostrar a eles o que é possível realizar nesta profissão”, comenta o pós-graduando na área.  

 

ESTUDE ENGENHARIA EM 2019 –  Os interessados em ingressar nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Engenharia de Software devem se inscrever no vestibular UNIFAE 2019, pelo site www.fae.br até o dia 18 de outubro.

 

A prova será realizada no dia 21 de outubro de 2018, com início às 9h, no Campus da Instituição, em São João da Boa Vista; na escola Prof. José Barreto Coelho, em Mococa (SP), e no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, em Poços de Caldas (MG).

Fotos