.

.

 

A arte de seduzir com muita criatividade

A atuação publicitária envolve o uso da criatividade na elaboração de soluções eficazes em comunicação para os clientes. O publicitário pode atuar, em agências de publicidade, nas funções de Atendimento (sendo responsável pela prospecção de clientes e contato entre o anunciante e a agência), Criação (desenvolvendo anúncios para rádio, televisão, revistas, jornais, mídias eletrônicas e alternativas), Planejamento (traçando estratégias de comunicação, divulgação e lançamento de produtos); Mídia (definindo os melhores meios e veículos de comunicação para a campanha), Pesquisa (levantando informações e avaliando os resultados). Além disso, o publicitário poderá atuar em departamentos de Marketing de empresas, Agências de Comunicação, Produtoras, Veículos de Comunicação, Consultorias e Institutos de Pesquisa.
.

.
Diferenciais do Curso
O curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da UNIFAE, que tem duração de oito períodos (4 anos) proporciona uma sólida formação conceitual e prática aos alunos. A matriz curricular foi especialmente construída para oferecer, já a partir do primeiro semestre, o contato do aluno com o pensar e o fazer publicitário.

.

.

Disciplinas
Essa complementação entre conteúdos teóricos e práticos pode ser percebida durante todo curso. No primeiro semestre, por exemplo, disciplinas como Sociologia, Psicologia, Comunicação e Linguagens proporcionam embasamento conceitual para o desenvolvimento de atividades práticas nas disciplinas de Fotografia e Introdução à Publicidade e Propaganda. Outro item a ser destacado é a forte carga horária destinada à disciplina de Língua Portuguesa. No total são 240 horas/aula dedicadas à disciplina, ao longo do curso. As novas tecnologias também estão contempladas no curso. Conhecer o mercado é um dos fatores-chave de sucesso do publicitário. Na UNIFAE, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda aprendem a pesquisar o consumidor e a reconhecer oportunidades comunicacionais no mercado. Para isso, são oferecidas disciplinas como Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor e Marketing. Prepara-se o profissional para o concorrido mercado de trabalho, sempre valorizando o comportamento ético, socialmente responsável e inovador. Esses temas são detalhadamente abordados nas disciplinas Ética e Legislação Publicitária, Realidade e Mídia, Análise do Discurso em Comunicação e Crítica de Mídia I. Além do universo digital, através das disciplinas Produção em Mídias Convergentes e Criação Publicitária on line. Como subsídios para o aprimoramento do campo teórico da comunicação são oferecidas as disciplinas de Teoria da Comunicação, História da Comunicação, Políticas Públicas em Comunicação e Teoria e Métodos de pesquisa em Comunicação e Filosofia da Comunicação. A prática da profissão é abordada, entre outras, nas disciplinas de Redação Publicitária, Direção de Arte Publicitária, Mídia, Oficina de Criação, Produção Publicitária em Rádio e Produção Publicitária em Televisão. Nos dois últimos semestres do curso os alunos desenvolvem o Projeto Experimental. Também chamado de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tem por objetivo a aplicação do conjunto de conhecimentos adquiridos durante o curso em um grande trabalho acadêmico que pode ser uma Monografia ou uma Campanha completa.

.

.

Júnior – Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
A UNIFAE oferece aos alunos de Publicidade a oportunidade de vivenciarem na prática o dia-a-dia de uma agência de propaganda. A Júnior é a responsável pela criação, desenvolvimento e produção de material de divulgação do cliente UNIFAE, inclusive campanhas de vestibular. Através de processo seletivo os alunos inscritos e aprovados passam a integrar a Junior e, sob a orientação, supervisão e coordenação de professores, têm a oportunidade desse aprendizado prático.

.

.

LabCom – Laboratório de Comunicação do UNIFAE
O UNIFAE oferece excelente estrutura para a realização das atividades práticas do curso de Publicidade e Propaganda. Além dos modernos laboratórios de informática, com diversos computadores em rede, a instituição conta com uma estrutura completa para as aulas práticas, com estúdios de fotografia, rádio e televisão, ilha de edição digital e laboratório de revelação fotográfica, todos com modernos equipamentos de hardware e softwares.

.

.

Certificação do Curso de Publicidade e Propaganda
Autorização: Portaria CEE/GP nº 58/98 – DOE de 23/7/98.
Primeiro Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 205/03 – DOE de 24/05/03.
Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 281/06 – DOE de 12/08/06.

.

.

Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda: Profº Wiliam Lázaro Rodrigues de Oliveira – Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado com habilitação em Jornalismo e Mestrado em Administração de Empresas pela FACECA. Experiência de mais de 30 anos na área de comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda e marketing). É apresentador do programa “Hora da Verdade” pela TV Poços em Poços de Caldas. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista e da Academia Poços-caldense de Letras. Autor dos livros Hora da Verdade & outros textos fora de hora, Ver a cidade e Crônicas da vida privada. E-mail: wiliam@fae.br

.

.

Campo de Atuação.

.

A Carreira

Não foi à toa que a procura por cursos de Publicidade e Propaganda aumentou muito nos últimos anos. A estabilização da economia e a forte concorrência têm exigido constantes aperfeiçoamentos das campanhas publicitárias, que apresentam ao consumidor uma variedade crescente de produtos (bens e serviços). As mensagens publicitárias visam influenciar e seduzir seus receptores. Quem pretende seguir essa carreira, entretanto, deve ter clareza de sua escolha. Afinal, essa é uma opção para a vida, e não um simples modismo. Entre as habilidades que deverão ser desenvolvidas nesse profissional, a criatividade é fundamental. Ela está presente em todas as etapas de um projeto publicitário. Outros atributos importantes são a visão estratégica do mercado e a capacidade administrativa. Além da criação e planejamento de campanhas, o publicitário pode atuar em áreas como mídia, atendimento e pesquisa. Fora das agências há oportunidades em departamentos de marketing de organizações, empresa de eventos, veículos de comunicação, empresas de pesquisa de mercado e consultorias, entre outras.

.

.

Vendendo produtos e idéias

O bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, ou publicitário, trabalha com a criação e desenvolvimento de textos e imagens para mídias impressas, eletrônicas e alternativas, sempre mostrando as qualidades e o valor de um determinado produto, marca ou idéia de instituições públicas ou privadas. O publicitário pode atuar nas funções de Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia, Marketing, Produção e Pesquisa de Mercado. Durante sua formação Universitária, aprende técnicas de mensagens publicitárias, manipulação de códigos sonoros e visuais, linguagem da propaganda política, promocional e institucional, além de identificar necessidades e desejos dos consumidores. Entre as principais características de um publicitário, destaca-se: estar sempre atualizado com as novas tendências do mercado, possuir domínio de ferramentas computacionais, ter capacidade imaginativa e de síntese, além do gosto pela leitura.

.

.

O Mercado

Uma das mais fortes tendências da atualidade é a alta competitividade das organizações no mercado. As empresas se vêem obrigadas a desenvolver estratégias mercadológicas para se sobressaírem das demais. Se por um lado essa realidade torna ainda mais rigorosa a seleção de profissionais capacitados, abre inúmeras oportunidades no campo da comunicação publicitária. Nesse cenário, as novas tecnologias estão ganhando cada vez mais relevância, o que resulta na exigência de ações rápidas de comunicação através de soluções inovadoras e eficazes. O papel do publicitário é exatamente encontrar e propor tais soluções.

 

 

 
 
risco_separacao
 
 

VESTIBULAR UNIFAE 2018

 
 

– Vestibular UNIFAE 2018, prova dia 22 de outubro (exceto medicina).

Clique aqui fazer sua inscrição.

 
 
 

.

.

.

TV UNIFAE

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS PUBLICIDADE E PROPAGANDA

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>