PROFESSOR DE HARVARD REALIZA PALESTRA DE CAPACITAÇÃO NA UNIFAE

Docentes da UNIFAE participaram de uma capacitação profissional com o pesquisador Matheus Tomoto, da Universidade de Harvard, na tarde desta quinta-feira (04), no auditório da Instituição. Ele está com vaga garantida para fazer Mestrado no mais prestigiado Instituto de Engenharia do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, nos Estados Unidos.

 

Durante sua fala, Tomoto elucidou as principais características que um docente deve ter para atender aos jovens. “Infelizmente, alguns vêm de famílias desestruturadas e sem nenhum apoio. A primeira pessoa que eles encontram com uma pós-graduação, mestrado e doutorado é o professor. Este deve saber se comportar diante dessa realidade”.

 

SUPERAÇÃO – Tomoto é uma autoridade no assunto discorrido, já que sempre estudou em colégios públicos. Começou a trabalhar com apenas 10 anos e, segundo ele, nunca foi um estudante de destaque quando frequentava a escola. “Eu tinha tudo para dar errado na vida, era analfabeto funcional com 16 anos e tinha que trabalhar duro para ajudar a colocar comida em casa, mas consegui me superar e alcançar meus objetivos”, esclarece.

 

A história do palestrante chamou a atenção da Vice-Reitora da UNIFAE, Prof.ª Drª. Maria Helena Cirne de Toledo, que aprovou o que ouviu. “A palestra vem ao encontro das diretrizes do plano de Internacionalização em que vivemos na Instituição. O Matheus é um jovem que nos trouxe o olhar de quem consegue enfrentar seus desafios, e o projeto carrega este sentimento, de ir adiante e ultrapassar as barreiras que aparecem durante o percurso”, explica Maria Helena.