.

.

 



 
 
 

JORNALISMO MULTIMÍDIA

 

A velocidade com que o mundo vem se transformando é um processo tão notório quanto irreversível e, neste contexto, a área de Comunicação Social assume importância ainda maior. O curso de Jornalismo da UNIFAE prepara os futuros profissionais para ingressar num mercado que oferece novas possibilidades de atuação, mas mantém como princípios básicos e norteadores o compromisso social e a ética.

 

Único da região e o 5º. melhor entre as faculdades públicas do Estado de São Paulo, o curso de Jornalismo da UNIFAE foi criado em 1999 e já formou centenas de profissionais, que hoje atuam em veículos de comunicação de todo o país. Como jornalistas diplomados, tiveram contato com um vasto referencial teórico, técnicas específicas de produção de notícias, além da aprendizagem prática em modernos e bem equipados laboratórios de Rádio e TV, chegando ao mercado com um diferencial de competência e seriedade que abre muitas portas para o exercício da profissão.   

 

A prática do Jornalismo exige que o profissional levante, apure, entenda e dissemine as informações com embasamento crítico, construtivo e ético. E saiba contar muito bem cada história, sempre de forma convincente e verdadeira. Parece complicado. Não é. Principalmente porque na UNIFAE o processo de aprendizagem acontece em um ambiente produtivo, conduzido por professores experientes que contagiam os estudantes com sua paixão pela profissão.

 

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER

As profundas mudanças no comportamento da sociedade e das mídias abre espaço para os profissionais de comunicação, já que novas oportunidades estão surgindo. Veja quanta coisa você pode fazer: 

 

Comunicação digital multimídia – criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

 

Marketing de conteúdo – produzir conteúdo que contribua para a divulgação da qualidade dos produtos e/ou serviços da empresa contratante.

 

Comunicação empresarial – promover o contato entre as organizações e os diversos públicos-alvo, como clientes, mídia, funcionários, fornecedores, clientes, governo e entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

 

Assessoria de Imprensa – intermediar o relacionamento entre empresas e a mídia, tanto para divulgação institucional, de produtos ou serviços quanto para formação de imagem e administração de crises.

 

Fotojornalismo – registrar imagens de fatos ou assuntos de interesse jornalístico para reportagens em jornais, revistas ou web.

 

Reportagem, redação e edição – Coletar informações e redigir textos para rádio, televisão, jornais, revistas ou internet. Definir o enfoque e o formato da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons para dar forma final a documentários e noticiários.

 

ONDE VOCÊ PODE TRABALHAR

As mídias digitais abriram novas possibilidades de atuação em portais, produtoras de conteúdo audiovisual, comunicação corporativa, sites de empresas e TVs por assinatura. Realizar trabalhos como free-lancer (sem vínculo empregatício) é uma dica para quem prefere trabalhar por conta própria. Outra opção é se tornar um empreendedor e abrir um escritório de comunicação para realizar atividades como assessoria de imprensa, produção de conteúdo (impresso ou web) e monitoramento de redes sociais.

 

ESTRUTURA

O curso de Jornalismo da UNIFAE proporciona formação ampla, com disciplinas como Sociologia, Antropologia, Empreendedorismo e Gestão de Carreira, entre outras, além das matérias específicas que abordam técnicas de redação e produção para TV, Rádio, Jornais, Assessoria de Imprensa, Web Jornalismo e Novas Mídias. Há aulas práticas de fotojornalismo, composição gráfica, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV, utilizando equipamentos de última geração em modernos laboratórios.

 

PROJETOS ESPECIAIS

Produzidos pelos alunos, com a supervisão dos professores das disciplinas tutoras, estes projetos têm o objetivo de aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito a novas propostas editoriais e ao universo digital, ampliando as possibilidades de atuação profissional dos futuros jornalistas.

 

TV Universitária UNIFAE – Programa Unifae Acontece – Entre as produções audiovisuais desenvolvidas com a participação de alunos, destaque para o programa UNIFAE Acontece, com reportagens sobre o universo institucional e informações de interesse da comunidade. Exibido em emissoras das cidades de São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Espírito Santo do Pinhal, Andradas e Mococa, atinge público superior a 1 milhão e 300 mil pessoas, além daquelas que assistem o programa pelo canal da TV UNIFAE na Internet. 

 

Rádio WEB UNIFAE – A Rádio Universitária UNIFAE entrou oficialmente no ar em 1º. de agosto de 2017. A emissora transmite via internet e sua missão é ser um veículo pedagógico e educativo de informação para alunos, professores, funcionários e toda a comunidade. A parte operacional de gravação, edição e programação é realizada por alunos do curso de Jornalismo, dando oportunidade para que conciliem teoria e prática.

  

Jornal Entrelinhas – jornal laboratório bimestral, com pautas não convencionais, que elegem assuntos que os jornais e revistas tradicionais não costumam abordar.

 

Blog Pindorama – blog cultural que estimula os alunos a produzirem textos literários e reportagens sobre arte, música, cinema, literatura, dança, teatro, moda, gastronomia e turismo.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Nos dois últimos semestres, como requisito obrigatório para obtenção do diploma, os alunos elaboram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escolhendo entre as modalidades de documentários, videorreportagem, livro-reportagem, fotojornalismo, produções em novas mídias e monografia, tendo a oportunidade de elaborar projetos reais, que os preparam para o ingresso no mercado de trabalho. Várias destas produções foram premiadas, em especial os documentários, que são exibidos na TV Cultura, através de uma parceria com o programa Campus.

 

Projeto História Viva – Núcleo de Documentários – Parceria TV Cultura – Produções realizadas por professores e alunos resgatam fatos, memórias e contam histórias de personagens. Muitos documentários realizados por alunos, como Trabalhos de Conclusão de Curso, integram este acervo que conta com títulos premiados e exibidos no programa Campus, da TV Cultura.

 

Duração: 4 anos.

 

Valores das mensalidades dos Cursos: Clique aqui

 

 

 

 

 

 

 
 
risco_separacao
 
 
 
 
 

TV UNIFAE JORNALISMO

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS JORNALISMO

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>