Estudantes do terceiro semestre de Medicina da UNIFAE, acompanhados por professores, estiveram na Escola Municipal José Peres Castelhano, em São João da Boa Vista, quarta-feira (07), realizando medição de peso, índice de massa corporal e perimetria encefálica nas crianças que estudam no local.

“Nossos alunos estudaram sobre o crescimento das crianças e o desenvolvimento saudável delas em sala de aula, de forma teórica. Agora eles têm a oportunidade de aprender na prática, utilizando o conhecimento adquirido anteriormente”, explicou a Prof. Me. Rebeca Ferreira.

 

PARCERIA ENTRE FACULDADE E ESCOLA Segundo a diretora do colégio, Fernanda de Oliveira Pereira, a parceria com a UNIFAE traz muitos benefícios. “Os universitários têm desenvolvido vários projetos nas dependências da escola. É um prazer muito grande abrir nossas portas para eles, que estão priorizando a saúde de nossos alunos”, enfatizou.

 

Os atendimentos e ações dos graduandos também têm chamado a atenção dos pequeninos, como a Clara Magalhães Tonon, de apenas 10 anos. “Foi muito legal fazer a pesagem e medir, gostei muito”, disse.

 

SETE ESCOLAS – Além da escola José Peres Castelhano, os estudantes da UNIFAE também realizaram atividades em outros seis colégios: Adélia Jorge Adib Nagib, Antônio dos Santos Cabral, Dr. José Procópio do Amaral, Luiza de Lima Teixeira, Profa. Maria Leonor Alvarez e Silva e Sarah Salomão.

 

ENSINO HUMANIZADO Uma das características dos cursos da UNIFAE é o ensino prático e humanizado, procurando atender as necessidades dos acadêmicos e da população, como conta Ana Luiza Camargo Aguiar.

 

“É muito bom ter este contato com as pessoas, pois isso nos dá uma visão real do exercício da profissão. Durante esses momentos conseguimos ver as reais necessidades do povo e, com isso, começamos a refletir como podemos contribuir com eles”, destacou a estudante de medicina.

 

Quem também falou sobre a importância do assunto é o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Mario Rocha. “Queremos integrar o curso de medicina com a população, em uma troca mútua de benfeitorias, com nossos alunos entrando em contato com a população e se desenvolvendo academicamente com uma formação humanizada; e os pacientes que podem contar com um melhor atendimento”.

 

PERIMETRIA A perimetria é um instrumento de avaliação utilizado para mensurar edemas e linfedemas.