.

.

A Engenharia Mecânica é uma das práticas da Engenharia que se dedica aos processos mecânicos e máquinas em geral; às instalações industriais mecânicas; aos equipamentos mecânicos e eletromecânicos; aos veículos automotores, aos sistemas de produção, transmissão e utilização do calor.

Autorização: Resolução CONSU nº 07/05 de 12/10/2005 – Resolução CEPE nº 17/2005 de 21/12/05 e alterada pelas Resoluções CEPE 12/2007, 16/2007, 08/2008, 31/2009, 16/2011, 02/2013, 06/2013 e 14/2013

Reconhecimento Portaria CEE/GP nº 105/09 DOE de 27/03/09 e renovação do Reconhecimento Portaria CEE/GP nº 311/12-DOE de 15/08/12.

.

.
OBJETIVO DO CURSO
O curso de Engenheira Mecânica da UNIFE visa formar profissionais altamente qualificados, com base adequada para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos seus futuros processos de trabalho que sejam capazes de considerar os problemas em sua totalidade, capazes de coordenar informações, interagir com pessoas, interpretar de maneira dinâmica a realidade e propor soluções que sejam corretas dos pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.

O compromisso institucional reside no oferecimento de um curso voltado às necessidades da região, como forma de contribuir para o seu desenvolvimento, através da formação de profissionais competentes.

Na formatação do curso foram considerados alguns aspectos como:

– Formação básica, com um enfoque atualizado e moderno que permitirá ao aluno uma base sólida de conhecimentos fundamentais na realização dos trabalhos da vida prática que se constituem como pré-requisitos importantes para as disciplinas profissionalizantes e específicas.

– Formação profissional e especializada que permitirá uma formação profissional dinâmica.

– Redução das disciplinas de enfoque informativo para o mínimo possível, permitindo a formação de profissionais em dez semestres.

– Matriz curricular adequada para que o aluno tenha maior autonomia ao complementar sua formação profissional e, como cidadão, com envolvimento nas oportunidades de pesquisa e extensão oferecidas pelo UNIFAE.

.

.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

O currículo de um curso é o conjunto de atividades, de experiências, de situações de ensino-aprendizagem, vivenciadas pelo aluno durante sua formação. É o currículo que assegura a formação para uma competente atuação profissional, assim as atividades desenvolvidas devem articular harmoniosamente as dimensões: humana, técnica, político-social e ética.

.

Nesta perspectiva, no decorrer do curso de Engenharia Mecânica devem ser considerados os seguintes princípios:

– Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – este princípio demonstra que o ensino deve ser compreendido como o espaço da produção do saber, por meio da centralidade da investigação como processo de formação para que se possam compreender fenômenos, relações e movimentos de diferentes realidades e, se necessário, transformar tais realidades.

– Formação profissional para a cidadania – a UNIFAE tem o compromisso de desenvolver o espírito crítico e a autonomia intelectual, para que o profissional por meio do questionamento permanente dos fatos possa contribuir para o atendimento das necessidades sociais.

– Interdisciplinaridade – este princípio demonstra que a integração disciplinar possibilita análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, constituindo-se questionamentos permanentes que permitam a (re) criação do conhecimento.

A matrícula é realizada por série. O tempo normal para a conclusão do curso corresponde a 10 semestres letivos (5 anos). A duração máxima é de 18 semestres letivos (9 anos).

.

A carga horária total do curso está estruturada da seguinte forma:

– 4080 horas de aulas presenciais, sendo divididas da seguinte forma
3360 horas em disciplinas teóricas
720 horas em disciplinas práticas
.
-Núcleo de disciplinas básicas: 1480 horas equivalente a 36 % da carga horária total
.
– Núcleo de disciplinas profissionalizantes:
600 horas equivalente a 15 % da carga horária total
Núcleo de conteúdos específicos: 2000 horas equivalente a 49 % da carga horária total
.
– 480 horas de atividades de síntese, integração e complementação dos conhecimentos, sendo:
200 horas dedicadas ao estágio profissional supervisionado
80 horas previstas para o PCC – Projeto de Conclusão de Curso
200 horas para Atividades Complementares

.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: no total de 200 horas ou 40 horas/ano, a serem dedicadas a atividades extra-classe; atividades complementares à formação, onde o aluno mostrará a sua capacidade de criação e de desenvolvimento de idéias, com orientação dos professores e, ainda, completar sua formação como cidadão, entrando em contato com situações que explorem a responsabilidade social do engenheiro.

.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: o estágio obrigatório, sob supervisão direta da instituição de ensino, terá acompanhamento individualizado através de relatórios técnicos durante o período de realização dos mesmos. Visando fortalecer a atuação do profissional formado e aproximar o mesmo da vida industrial real o estágio é considerado neste conceito como uma parte importante da formação do profissional, tendo assim uma carga total obrigatória de 200 horas.

.
LABORATÓRIOS:

O Laboratório das Engenharias tem por objetivo geral disponibilizar espaço e equipamentos para o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas às disciplinas do ciclo básico e profissionalizante dos cursos de Engenharias. Bem como assistir professores e alunos no desenvolvimento de projetos de iniciação cientifica e de pesquisa.
.
Como objetivo específico disponibiliza as partes práticas das disciplinas: Química Experimental, Química Geral, Laboratório I, II e III, Física I, II e III, Física Experimental A e B, Fenômenos de Transportes I e II, Sistemas Fluídos-Térmicos I e II, Máquinas Térmica, Máquinas de Fluxo, Ensaios de Materiais, Materiais, Caracterização de Materiais, Instrumentação, Corrosão e Tratamento Térmico de Superfícies, Metrologia e Projeto Final de Curso são executadas no laboratório e têm como finalidade desenvolver no aluno habilidades básicas como: obtenção de dados experimentais que possam ser empregados para um exame mais detalhado de um determinado conceito da química, da física ou da mecânica teórica ou problemas propostos e elaboração de relatórios técnicos.
.
Para apoio ao curso, a UNIFAE disponibiliza seis laboratórios de informática com cerca de 110 microcomputadores e servidores com acesso à internet, para uso geral dos alunos e professores, para aulas e elaboração de trabalhos acadêmicos.
.
Laboratório de Eletrotécnica / Elétrica atender as disciplinas relacionadas a área de eletrônica e eletricidade, como Física III, Circuitos digitais e elétricos, Automação e Controle hidráulico pneumático, Eletrotécnica
.
O Laboratório de Engenharia Assistida por Computador tem por objetivo disponibilizar espaços, equipamentos e softwares para o aluno de engenharia mecânica desenvolver as atividades práticas vinculadas às disciplinas de desenho técnico, análise e simulação de processos, sistemas de automação e controle e circuitos eletricistas, eletrônicos e de telecomunicações. Contém 40 licenças do software Solid Works, 40 microcomputadores e servidores com acesso à internet. Atende as disciplinas de Desenho, Desenho Mecânico, Engenharia Assistida por Computador.
.
Através de um convênio com o SENAI podemos oferecer os Laboratório de Processos de Fabricação e Laboratório de Metrologia;
.
O Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Controle, Instrumentação Virtual e Eletrônica Aplicada para desenvolvimento de medições e apoiar os processos de automação, desenvolvimento de projetos e aplicativos circuitos eletricistas, aquisição e tratamento de dados.
.
disciplinas, do núcleo básico, Física, Química e Informática, terão seus conteúdos desenvolvidos em aulas teóricas e práticas em atividades de laboratório. UNIFAE implantou, através de convênio com a UNICAMP, os laboratórios do curso de engenharia que oferecem uma ampla gama de experimentos e oportunidade de estudo e pesquisa aos alunos e professores.
.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: é uma monografia que contempla a síntese e a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

.

Coordenador do Curso:
Profa. Dra. Mônica Maria Gonçalves – Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) – UNICAMP, Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) – UNICAMP na área Térmica e Fluidos e Doutor em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) – UNICAMP na área Térmica e Fluidos. Atuando na área de Desenvolvimento Sustentável de Operações com ênfase em Aproveitamento da Energia, Engenharia Verde, Engenharia ajustada aos ciclos de vida dos sistemas, Uso de materiais e energias seguros, Redução do uso dos recursos naturais, Redução de rejeitos e do lixo, Projeto de processos para o ambiente, Eficiência material e energética, Reciclo e reuso e Instrumentação de processos, Eco eficiência, Eficiência energética, Construções ecológicas, Produção mais Limpa; Gestão Ambiental; Fontes Energéticas Sustentáveis; Gestão de Resíduos e Geração de Trabalho e Renda; Email: monicamaria@fae.br

.

.

.

 

 

 

 
 
risco_separacao
 
 

VESTIBULAR UNIFAE 2018

 
 

– Vestibular UNIFAE 2018, prova dia 22 de outubro (exceto medicina).

Clique aqui fazer sua inscrição.

 
 
 

.

.

.

TV UNIFAE

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS ENGENHARIA MECÂNICA

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>