Engenharia de Produção.
O curso apóia-se em um conceito atual e moderno tendo uma carga suplementar de disciplinas básicas e fundamentais, além de conjunto de disciplinas de formação profissional e específica que refletem as novas tendências do mercado, com um amplo espaço para as atividades complementares, estágios, estudos independentes, atividades e projetos nas diversas disciplinas, onde o aluno estuda fora da sala de aula e prepara relatórios e projetos a serem apresentados em classe. Este tipo de atuação integrada, junto com as aulas formais, deve enriquecer a experiência profissional do aluno, estimular sua criatividade e aumentar seu interesse pelo estudo.

.

Núcleo de disciplinas básicas: 1.440 horas equivalente a 35% da carga horária total, composto pelas seguintes disciplinas:

Introdução à Engenharia e Metodologia Científica, Comunicação e Expressão, Algoritmos e Programação, Algoritmos e Programação – Laboratório, Desenho Técnico Básico, Matemática Básica, Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral III, Física I, Física II, Física Experimental A, Física III, Física Experimental B, Fenômenos dos Transportes, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química Tecnológica, Química Experimental, Ciência dos Materiais, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo, Sistemas de Gerenciamento de Pessoas e Projetos, Economia aplicada a Engenharia de Produção, Gestão Ambiental para Engenharia e Cidadania e Responsabilidade Social.

 

Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes: 920 Horas Equivalente a 23 % da Carga Horária Total, composto pelas seguintes disciplinas:

Probabilidade e Estatística, Projeto de Desenvolvimento de Produto, Segurança do Trabalho, Teoria e Organização do Trabalho, Gestão de Produção, Engenharia Econômica e Administração Financeira, Introdução a Processos Produtivos, Métodos Numéricos, Simulação de Sistemas, Operações Unitárias, Pesquisa Operacional I, Gestão da Qualidade, Termodinâmica e Logística Industrial.

 

Núcleo de Conteúdos Específicos: 1.720 Horas Equivalente a 42 % da Carga Horária Total, composto pelas disciplinas:

Ergonomia do Produto, Estratégia da Produção, Sistemas de Informação Gerenciais, Gestão da Tecnologia e Inovação, Mercadologia, Planejamento e Controle da Produção I, Planejamento e Controle da Produção II, Projeto de Unidades Produtivas, Gerenciamento de Projeto, Gestão de Operação de Serviço, Gestão da Cadeia de Suprimento, Contabilidade e Custos Gerenciais, Direito empresarial, Pesquisa Operacional II, Métodos para Controle e Melhoria da Qualidade, Método Estatístico aplicado a Engenharia de Produção, Metrologia e Modelos Probabilísticos, Desenho Assistido por Computador, Laboratório de Ensaios de Materiais, Resistência dos Materiais, Laboratório de Processos, Automação Industrial, Manutenção Industrial, Processo de Fabricação Mecânica, Processo de Produção Agropecuária, Processo de Produção Química e Alimentícia, Tópicos Especiais de Produção, Processo de Produção Cerâmicos e Metalúrgica, Utilidades para Processos Industriais, Orientação de Projeto de Conclusão de Curso I, Orientação de Projeto de Conclusão de Curso II, Supervisão de Estágio.

A Matriz curricular prevê, também, momentos interdisciplinares para a experiência do binômio teórico/prático, essencial à consolidação da aprendizagem, representada pelas disciplinas: Estágios supervisionados e Projeto de final de curso.

 

ESTÁGIOS CURRICULARES obrigatórios, sob supervisão direta da instituição de ensino, através de relatórios técnicos e acompanhamento individualizado, durante o período de realização da atividade, com carga horária de 200 horas.

 

PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS: O curso utiliza em suas atividades práticas 15 laboratórios específicos, devendo este número ser ampliado com a conclusão do CETEP (Centro de Engenharia, Tecnologia e Pesquisa do UNIFAE) que abrigará grande parte destes laboratórios, que receberão novos experimentos e equipamentos. Uma melhor visualização das atividades desenvolvidas nos laboratórios pode ser vista no quadro a seguir: clique aqui para visualizar.

 

.
PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS: As disciplinas, do núcleo básico, Física, Química e Informática, terão seus conteúdos desenvolvidos em aulas teóricas e práticas em atividades de laboratório. Nos demais núcleos, os conteúdos em disciplinas são desenvolvidos em atividades práticas e de laboratórios, com enfoques e intensidade compatíveis com as modalidades propostas. Neste sentido, o UNIFAE implantou, os laboratórios do curso de engenharia que oferecem uma ampla gama de experimentos e oportunidade de estudo e pesquisa aos alunos e professores.
.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: dedicadas a atividades extra-classe; atividades complementares à formação, onde o aluno mostrará a sua capacidade de criação e de desenvolvimento de idéias, com orientação dos professores e, ainda, completar sua formação como cidadão, entrando em contato com situações que explorem a responsabilidade social do engenheiro.

.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

 

Gestor do Curso: Bruno Sandeville Mancini (Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI) (2011) e especialização em Engenharia Mecânica pela UniFAE (2014). Grande experiência como auditor na multinacional Deloitte Consulting e professor na UniFAE. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção e também na área de auditoria e controladoria.).
Email: bruno@fae.br
 
Coordenador do Curso: Mônica Maria Gonçalves (Graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1986), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1991) e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP – (1996). Docente do ensino superior no cursos de Engenharia e Mestrado do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE. Tem experiência na área de Aproveitamento de Energia , Desenvolvimento Sustentável de Operações, Engenharia Verde, Engenharia Ajustada aos Ciclos de Vida dos Sistemas. Resíduos (sólidos, líquidos), Projeto de Processos para o ambiente, Eficiência material e energética, Eco eficiência, Eficiência Energética, Construções Sustentáveis e Gestão de Projeto Sustentável.).
Email: monicamaria@fae.br

.

Campo de Atuação
O curso pretende atender as quatro áreas clássicas de um curso de engenharia de produção: pesquisa operacional, engenharia econômica, gerencia de produção e engenharia de produto, estando dividido em quatro grandes núcleos de disciplinas: Núcleo de Planejamento Matemático, Núcleo de Desenvolvimento de Produto, Núcleo de Gestão da Produção e Núcleo de Qualidade. O curso também se volta para o desenvolvimento de habilidades em gestão organizacional; na área de humanas enfoca o trabalho em equipe e desenvolvimento de pessoas; na área de finanças enfoca a análise de riscos e de viabilidade de empreendimentos; e, na área empresarial, enfoca a administração de conflitos e resolução de problemas em diferentes áreas empresariais com atuação ética e legal.

.

.

 

 

 
 
risco_separacao
 
 

VESTIBULAR UNIFAE 2018

 
 

– Vestibular UNIFAE 2018, prova dia 22 de outubro (exceto medicina).

Clique aqui fazer sua inscrição.

 
 
 

.

.

.

TV UNIFAE

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>