A Contabilidade, como uma área de conhecimento, é dotada de fundamentos orientados para o registro de dados e a conseqüente apuração de demonstrações de resultados de gestão, gerando informações de natureza contábil, financeira e econômica, as quais possibilitam as tomadas de decisões no âmbito das organizações.

.

Entretanto, esses avanços tecnológicos principalmente nas áreas de comunicação e informática, exigem e impõem o constante aprimoramento das técnicas de processamento, das formas de abordagens e dos procedimentos de gestão; de forma a constituir a Contabilidade em importante instrumento de controle e também de gestão de administração, condizente com a dinâmica do mundo moderno.

.

A reformulação curricular, objeto deste projeto, foi estruturada com ênfase no aspecto de gestão das empresas, porém, sem descuidar do necessário sentido do aprendizado da tecnicidade que o assunto requer. Pretende-se, portanto, resgatar para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis a função de preparar profissionais dotados de competências e habilidades, não só com relação à ambiência contábil, mas também, incluindo os fundamentos de gestão empresarial, para a perfeita assunção pelo contador, das responsabilidades correlatas nas organizações. Procurou-se, paralelamente, valorizar os conteúdos atinentes às realidades sociais dos alunos, visando prepará-los para atuarem conforme as exigências e condições do mercado, considerando, evidentemente, o aspecto de regionalismo. A nova grade curricular contempla todos os aspectos considerados fundamentais para a formação do moderno profissional de contabilidade, com observância da interdiciplinaridade e a integração das disciplinas com outros componentes curriculares como: seminários, empresa júnior e atividades complementares.

.

Perfil do Egresso:

As empresas brasileiras, em face à constante evolução dos mercados nacional e internacional, bem como frente aos avanços tecnológicos, requerem, cada vez mais, profissionais de contabilidade capazes de responder às nuances de um ambiente de negócios em constante mutação, para assim, atendê-las no que tange às suas demandas específicas de registros fiscais, contábeis e ações de planejamento e controle, e que também sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico.

.

Os profissionais de contabilidade formados pelo UNIFAE estarão aptos a ocupar cargos e/ou funções gerenciais no âmbito das atividades contábeis ou financeiras, em entidades públicas ou privadas. Assim, espera-se que o contador egresso do UNIFAE, tenha o seguinte perfil:

– Visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil, voltada à concepção de soluções adequadas às necessidades de mercado e à construção do conhecimento;

– Raciocínio lógico;

– Facilidade para a concepção e a implementação de modelos contábeis voltados à solução de problemas reais da atividade empresarial;

– Capacidade de compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e de desenvolvimento da autoconfiança;

– Versatilidade para auto adaptação às mudanças que venham a ocorrer durante o desempenho de suas atividades profissionais, devido às constantes transformações do ambiente de negócios, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional;

– Capacidade de gerenciamento de recursos voltados ao desenvolvimento e à aplicação de sistemas contábeis;

– Sensibilidade, como componente de apoio, em processos de tomada de decisões;

– Habilidade no tratamento interpessoal.

.

Características do curso:

– Titulação: Bacharel em Ciências Contábeis;

– Número de vagas oferecidas: 120;

– Regime de matrícula: semestral;

– Regime do curso: seriado;

– Turno de funcionamento: noturno;

– Prazo mínimo de 8 semestres e máximo de 14 semestres para integralização curricular;

– Autorização – Decreto Federal nº 72.395 – DOU de 26/06/1973. Primeiro reconhecimento: Dec. fed. nº 81.280 – DOU de 01/02/1978; Renovação de reconhecimento – Portaria CEE/GP nº 142/07 – DOE de 28/04/2007 – prazo: 2 anos; Renovação de reconhecimento nos termos da Portaria CEE/GP n.: 83, de 26-03-2010 – prazo: 5 anos; Aprovado pela resolução UNIFAE / CEPE Nº 26/2005 e alterado pelas resoluções CEPE 03/09, 04/09 e 22/09.

.

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis: Luis Carlos Evaristo.

.

Campo de Atuação

.

 
A Carreira

Contabilidade lembra, para muitos, aquela antiga figura do guarda-livros, um senhor soturno, apinhado de papéis. Mas muita coisa mudou na carreira.

Imprescindível a qualquer empresa, para o controle e demonstração de seu desempenho financeiro, o profissional em ciências contábeis tem acompanhado a modernização da economia.

Capacitado a operar com sofisticados sistemas de informação, tem atribuições como: auditoria interna e externa, análise de custos e elaboração de preços de venda, planejamento gerencial, perícia judicial e consultoria fiscal, além de pesquisa e ensino na área. O universo de trabalho é variado, abrangendo bancos, industria, comércio e empresas públicas.

O Contador planeja, coordena e controla as funções contábeis. Exerce também funções nos setores Público e Privado.

Cabe ao contador registrar os atos e fatos administrativos que demonstram a situação da empresa, por meio de levantamento de balanços.

Procede à conferência dos registros contábeis com o fim de observar a fidedignidade dos balanços que apresentam a situação econômica – financeira da empresa.

Trata do relacionamento da empresa com os poderes públicos, principalmente no campo tributário.

.

O Mercado

Escritórios de auditoria e consultoria contábil, empresas comerciais, industriais e agrícolas em geral, órgãos públicos, bancos e magistério, desde que possua a devida complementação pedagógica.

Há diversas oportunidades para o formado em ciências contábeis. Como seu universo de trabalho é diversificado, a especialização é inevitável. Atuando em uma economia globalizada, o profissional pode desempenhar papéis estratégicos junto à gestão empresarial.

Por fim, disciplina e paciência são obrigatórias para o desempenho da contabilidade, que apresenta boas possibilidades de retorno financeiro.

 

 

 
 
risco_separacao
 
 

VESTIBULAR UNIFAE 2018

 
 

– Vestibular UNIFAE 2018, prova dia 22 de outubro (exceto medicina).

Clique aqui fazer sua inscrição.

 
 
 

.

.

.

TV UNIFAE

risco_separacao
 


 
 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS >>>

 

NOTÍCIAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

risco_separacao
 

  

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS >>>