I CONGRESSO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIFAE

(I CACIM)

Perspectivas da Formação no Mundo Globalizado

 

 

            A formação acadêmica em Ciências Médicas na Modernidade não se limita somente a um bom conhecimento teórico-prático, mas expande-se, dia após dia, por um caminho de incessante atualização e descoberta de novos usos de tecnologias.

 

            A evolução de ideias inovadoras em prol do aprimoramento científico, almeja a melhoria da saúde per se (em suas mais amplas dimensões), e tem como resultado, a transformação de todo um contexto sociocultural, se bem incentivada e aplicada, adequando-se às necessidades individuais, coletivas e ambientais.   

 

A proposta de realizar o I Congresso Acadêmico de Ciências Médicas (CACIM) na UNIFAE surge da necessidade dos discentes do curso de Medicina, representados pelo Centro Acadêmico Manuel de Almeida Cabral (CAMAC) e suas respectivas Ligas Acadêmicas, de consolidar o incentivo à pesquisa científica através da criação de um evento que abordasse cinco vertentes que os discentes acreditam ser fundamentais para formação de um bom profissional da área de ciências médicas: atualização médica, complementação teórica, aplicação das técnicas na prática, humanização e desenvolvimento de pesquisa científica.   

 

 Tal necessidade também foi identificada em discentes de outros cursos. A UNIFAE conta com vários cursos de graduação na área de saúde, um curso stricto sensu e também possibilita a participação de outros profissionais que se interessam por esta temática.

 

  Dessa maneira, os demais cursos da área de saúde se uniram para planejar um evento que abrangeria todos esses aspectos, promovendo uma dimensão disciplinar e possibilitando o aprofundamento em áreas específicas do conhecimento, mas também o diálogo científico interdisciplinar em algumas atividades, a qual permitirá a construção de novos saberes a partir da união de discentes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento.       

 

As contribuições deste evento em termos de atualização profissional e diálogo científico serão significativas, principalmente no que se refere à criação de uma cultura de trocas científicas entre a UNIFAE e instituições da região. Acreditamos que seja essencial um evento desta natureza em nosso Centro Universitário.

 

De 20 a 22 de setembro, na UNIFAE.

 

Informações: [email protected]

19 3638 0240 – ramal 221