ALUNOS PARTICIPAM DE “GUERRA DE ROBÔS”

Além de cálculos e muita teoria, os cursos de Engenharia da UNIFAE contam com diversas atividades práticas, e uma delas foi a “Guerra de Robôs” – campeonato que envolveu estudantes de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Para a competição, que ocorreu este mês, os alunos construíram robôs dos mais variados tipos, utilizando conceitos obtidos em sala de aula.

 

Durante a disputa o objetivo era colocar o mecanismo adversário para fora da estrutura de combate, montada no Centro de Engenharia, Tecnologia e Pesquisa da Instituição (CETEP). Para isso, os competidores puderam soltar a imaginação e utilizar todo tipo de recurso, como ferramentas para atacar ou defender.

 

Um dos grupos participantes foi o de Isaías da Silva, do sexto semestre de Engenharia de Produção, que fez referência ao herói Capitão América, com o robô “O último vingador”, para chegar a grande final. “Depois de várias ideias chegamos a um carrinho caracterizado com o escudo do Capitão”, conta.

 

Entretanto, mesmo com a contribuição heroica a seu favor, a construção não levou a melhor contra a criação, denominada “I have a dream”, de uma equipe do nono semestre de Engenharia Mecânica, que foram os grandes campeões, como conta Pedro Gomes, do nono semestre do curso.

 

“Tudo aconteceu em um verdadeiro espírito competitivo. Nos empenhamos muito para que o projeto saísse do papel e tivemos que importar algumas peças para que ele ficasse como queríamos. Foi trabalhoso, mas ficou muito bom”, disse o participante do grupo vencedor.

 

MESES DE TRABALHO – O desenvolvimento dos robôs teve início no começo deste ano, na disciplina de Automação Industrial, ministrada pelo Prof. Me. Jose Donizeti Tagliaferro. “Para desenvolver os projetos os graduandos tiveram que unir o conhecimento obtido em várias matérias. Isso é interessante porque no mercado de trabalho eles frequentemente necessitarão dessa união de saberes”, explicou o docente.

Fotos