Informações |
Descrição |
Aluno |
DANIELLA ARAUJO FACCHINI VIANA |
Orientador(a) |
Maria Helena Cirne de Toledo |
Título |
O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A CIDADANIA: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO |
Ano |
2016 |
Resumo |
O presente trabalho, com ênfase em políticas públicas, destinou-se ao estudo do Programa de
Assistência Estudantil (PAE), embasado no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
que foi legitimado através do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Este programa visa promover a
permanência e o sucesso escolar dos alunos nas instituições públicas federais, minimizar os efeitos das
desigualdades sociais, reduzir as taxas de evasão e contribuir para a promoção da inclusão social
através da educação.Historicamente, a Assistência Estudantil tem seu início no ensino superior.
Entretanto, a partir do Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010 (PNAES), os Institutos Federais (IFs),
com suas particularidades, passam a integrar o conjunto de órgãos executores e promotores de ações
de Assistência Estudantil. As particularidades dos IFs referem-se a sua peculiar oferta de cursos dentro
do conceito verticalizado, com a oferta no nível superior, mas também em outras modalidades de
ensino, tais como: ensino médio integrado ao técnico e curso técnico. Diante disso, as ações da
assistência estudantil passam a ser difundidas em outros níveis e modalidades de ensino. Dentro desse
contexto, este estudo tem como objetivo analisar como os alunos do ensino médio integrado ao
técnico, atendidos pelo PAE, avaliam a contribuição do programa para o exercício da cidadania. Tratase
de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com utilização de fontes bibliográficas. O instrumento
escolhido para realização deste estudo foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a
partir do método de análise de conteúdo de Bardin. O cenário deste estudo foi o Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São João da Boa Vista. Os participantes foram
13 alunos do ensino técnico integrado ao médio, atendidos pelo PAE, que estavam cursando o 4º ano
em 2015. Este trabalho produziu conhecimentos a partir da compreensão dos alunos sobre o programa,
bem como também analisou a contribuição do PAE na construção e no exercício da cidadania, uma
vez que é ação que viabiliza a inclusão social através da educação e consequentemente a formação de
sujeitos sociais. A partir desses resultados este trabalho possibilita contribuições para a
implementação de políticas públicas de educação, especialmente no que concerne à educação básica,
nos âmbitos regional e nacional. |
Palavra Chave |
Programa Nacional de Assistência Estudantil, Prog |
Abstract |
This work has its emphasis in public politics. Its main goal is studying the Programa de
AssistênciaEstudantil (Students Assistance Program), based on the ProgramaNacional de
AssistênciaEstudantil(National Students Assistance Program), which has been validated upon the Law
number 7. 234, rom 19th of July of 2010.
This Program intends to encourage the permanency of the students at the Federal Public Institutions,
minimize the effects of the social discrepancies, diminish the evading statistic numbers and contribute
to the social inclusion through the education. Historically, the Assistance to Students begins during
college stage. However, upon the law under the number 7.234, from 19th of July of 2010 (PNAES), the
Federal Institutions, known as Ifs, within all its singularities, started to be part of the amount of
departments responsible for the execution and the encouragement of the Actions of Assistance towards
Students. The specific characteristic of the IFs have to do with the special kinds of the courses offered
by them. Those are not only limited to the Academics level, but also and mainly related to the
Technical or Integrated High School courses. Taking that into consideration, we know that Students
Assistance Programs have been reaching many different levels and kinds of learning. Therefore, the
assistance given to students becomes real in other levels and types of courses. This research intends to
analyze the way the pupils from the Integrated High School courses, who are assisted by PAE,
evaluate the importance of the program for in regards to the citizenship concept and its development.
The work is a quality and descriptive research, which uses bibliography sources. The instrument
chosen for the study is the semi structured interview. Data
havebeenanalyzedaccordingtothecontentanalysismethodofBardin..The Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São João da Boa Vista willbethescenarioofthiswork. The
participants are 13 (thirteen) students of the integrated high school, assisted by the PAE, who were
taking classes at the fourth year of this course in 2015. This work has produced knowledge from the
understanding the students have about the program, as well analyzed the real contribution PAE
provides the students with, in regards to their citizenship role (rights and duties). Education and the
assistance program help the students not only with their daily needs, but also plays an essential role on
their character formation while individuals and social agents. With that being said, this research
intends to contribute to the acquirement and to the implementation of public politics that prioritizes
education of basis, on a regional and also on a national level. |
Keyword |
National Program of Assistance to Students, Studen |
Linha de Pesquisa |
Educação e Cidadania |
Download |
|