Informações |
Descrição |
Aluno |
CRISTIANE FERNANDES |
Orientador(a) |
Laura Ferreira de Rezende Franco |
Título |
INFLUÊNCIA DA SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL NO AMBIENTE E NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSIN |
Ano |
2014 |
Resumo |
A formação do professor está ligada a falta de qualidade de vida na sala de aula, quando este
profissional não consegue lidar com os problemas diários que os afrontam. A docência vem se
configurando como uma atividade que demanda um esforço que está além das habilidades e
técnicas que professores geralmente possuem, devido à peculiaridades de cada instituição
escolar, aos diferentes contextos sociais nos quais os alunos estão inseridos, e as necessidades
e desejos distintos do alunado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do curso
de capacitação em Sensibilização Musical (SMP) para professores no ambiente e na qualidade
de vida no trabalho dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Sujeitos e métodos: Realizou-se um estudo exploratório transversal de caráter retrospectivo,
com 47 professores que participaram do curso de capacitação em Sensibilização Musical, no
período de 2009 a 2012. Estudou-se, a fim de comparação, outros 47 professores, também do
ensino fundamental, mas que não tiveram contato com o referido curso. Foram aplicados dois
questionários: o QWLQ-bref, para avaliar a qualidade de vida no trabalho dos professores e
outro, elaborado pela autora, com 54 perguntas para verificar a aplicabilidade da educação
musical e a significância deste trabalho musical na sala de aula, e se o curso cumpriu seu
papel sensibilizador. Resultados: A qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino
fundamental da rede municipal de ensino de Poços de Caldas/MG que realizaram o curso de
capacitação em Sensibilização Musical foi significativamente melhor do que a dos professores
que não o realizaram, sob o ponto de vista pessoal, profissional, físico, saúde e psicológico.
Os professores que participaram do curso de capacitação em SMP perceberam uma relação
positiva da música com a sua vida pessoal e profissional, com mudanças relativas ao “eu
professor”, à qualidade de vida no trabalho e ao fazer pedagógico. Foi possível também notar
a viabilidade de professores unidocentes aplicarem a Educação Musical na sala de aula.
Conclusão: Esse trabalho abordou um curso de capacitação em Sensibilização Musical como
uma proposta que influenciou o ouvir, o sentir e o interagir do professor na sala de aula,
influenciando na formação de cidadãos, para que sejam capazes de promover um
desenvolvimento sustentável e consequentemente a melhora da qualidade de vida, tanto sua,
como de sua família e como da comunidade onde vivem. O curso avaliado cumpriu seu papel
sensibilizador e melhorou a qualidade de vida no trabalho dos professores. |
Palavra Chave |
Educação, Qualidade de vida, Qualidade de vida n |
Abstract |
The formation of professors is directly connected to the lack of quality of life in the classroom when
this one can’t face the daily problems that threat them. Teaching becomes an activity that demands
abilities and skills beyond the ones that teachers usually had owing to the particularity of each school,
the social context of each student and their particular needs and wishes. This work was made to
evaluate the influence of the music awareness training course to basic education professors in their
jobs at the municipal school and in their personal life. Subjects and Methods: We conducted a crosssectional
retrospective exploratory study with 47 teachers who attended the training course in musical
awareness, in the period 2009-2012. Was studied in order to compare, another 47 teachers, elementary
school too, but that had no contact with that course. Two questionnaires were used: the QWLQ-BREF
to assess the quality of life in the work of teachers and other prepared by the author, with 54 questions
to verify the applicability of music education and the significance of this musical work in the
classroom, and if the course fulfilled its role as a sensitizer. Results: The quality of life in the work of
primary school teachers of municipal schools in Poços de Caldas/MG who underwent the training
course in musical awareness was significantly better than that of teachers who do not performed it, in
both their personal and professional life, in their physical and psychological condition. Teachers who
attended the training course in musical awareness realized a positive relationship between music and
his personal and professional life, with changes related to "I, teacher", the quality of life in the work
and teaching. It was also possible to note the feasibility of unidocentes teachers to implement music
education in the classroom. Conclusion: This study addressed a training course in musical awareness
as a proposal that influenced the hearing, feeling and interacting of the teacher in the classroom,
influencing the formation of citizens, to be able to promote sustainable development and consequently
improves quality of life, both theirs and their family and from the community where they live. The
reported course fulfilled its role as a sensitizer and improved quality of life in work of teachers. |
Keyword |
Education ,Quality of life, Quality of Life In the |
Linha de Pesquisa |
Saúde e Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea |
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