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Descrição
Aluno
CRISTIANE FERNANDES
Orientador(a)
Laura Ferreira de Rezende Franco
Título
INFLUÊNCIA DA SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL NO AMBIENTE E NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSIN
Ano
2014
Resumo
A formação do professor está ligada a falta de qualidade de vida na sala de aula, quando este profissional não consegue lidar com os problemas diários que os afrontam. A docência vem se configurando como uma atividade que demanda um esforço que está além das habilidades e técnicas que professores geralmente possuem, devido à peculiaridades de cada instituição escolar, aos diferentes contextos sociais nos quais os alunos estão inseridos, e as necessidades e desejos distintos do alunado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do curso de capacitação em Sensibilização Musical (SMP) para professores no ambiente e na qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Sujeitos e métodos: Realizou-se um estudo exploratório transversal de caráter retrospectivo, com 47 professores que participaram do curso de capacitação em Sensibilização Musical, no período de 2009 a 2012. Estudou-se, a fim de comparação, outros 47 professores, também do ensino fundamental, mas que não tiveram contato com o referido curso. Foram aplicados dois questionários: o QWLQ-bref, para avaliar a qualidade de vida no trabalho dos professores e outro, elaborado pela autora, com 54 perguntas para verificar a aplicabilidade da educação musical e a significância deste trabalho musical na sala de aula, e se o curso cumpriu seu papel sensibilizador. Resultados: A qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Poços de Caldas/MG que realizaram o curso de capacitação em Sensibilização Musical foi significativamente melhor do que a dos professores que não o realizaram, sob o ponto de vista pessoal, profissional, físico, saúde e psicológico. Os professores que participaram do curso de capacitação em SMP perceberam uma relação positiva da música com a sua vida pessoal e profissional, com mudanças relativas ao “eu professor”, à qualidade de vida no trabalho e ao fazer pedagógico. Foi possível também notar a viabilidade de professores unidocentes aplicarem a Educação Musical na sala de aula. Conclusão: Esse trabalho abordou um curso de capacitação em Sensibilização Musical como uma proposta que influenciou o ouvir, o sentir e o interagir do professor na sala de aula, influenciando na formação de cidadãos, para que sejam capazes de promover um desenvolvimento sustentável e consequentemente a melhora da qualidade de vida, tanto sua, como de sua família e como da comunidade onde vivem. O curso avaliado cumpriu seu papel sensibilizador e melhorou a qualidade de vida no trabalho dos professores.
Palavra Chave
Educação, Qualidade de vida, Qualidade de vida n
Abstract
The formation of professors is directly connected to the lack of quality of life in the classroom when this one can’t face the daily problems that threat them. Teaching becomes an activity that demands abilities and skills beyond the ones that teachers usually had owing to the particularity of each school, the social context of each student and their particular needs and wishes. This work was made to evaluate the influence of the music awareness training course to basic education professors in their jobs at the municipal school and in their personal life. Subjects and Methods: We conducted a crosssectional retrospective exploratory study with 47 teachers who attended the training course in musical awareness, in the period 2009-2012. Was studied in order to compare, another 47 teachers, elementary school too, but that had no contact with that course. Two questionnaires were used: the QWLQ-BREF to assess the quality of life in the work of teachers and other prepared by the author, with 54 questions to verify the applicability of music education and the significance of this musical work in the classroom, and if the course fulfilled its role as a sensitizer. Results: The quality of life in the work of primary school teachers of municipal schools in Poços de Caldas/MG who underwent the training course in musical awareness was significantly better than that of teachers who do not performed it, in both their personal and professional life, in their physical and psychological condition. Teachers who attended the training course in musical awareness realized a positive relationship between music and his personal and professional life, with changes related to "I, teacher", the quality of life in the work and teaching. It was also possible to note the feasibility of unidocentes teachers to implement music education in the classroom. Conclusion: This study addressed a training course in musical awareness as a proposal that influenced the hearing, feeling and interacting of the teacher in the classroom, influencing the formation of citizens, to be able to promote sustainable development and consequently improves quality of life, both theirs and their family and from the community where they live. The reported course fulfilled its role as a sensitizer and improved quality of life in work of teachers.
Keyword
Education ,Quality of life, Quality of Life In the
Linha de Pesquisa
Saúde e Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea
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