Menu Principal

Acervo


Busca


Informações
Descrição
Aluno
ALINE PEREIRA RIBEIRO
Orientador(a)
Laura Ferreira de Rezende Franco
Título
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Ano
2016
Resumo
A educação é importante caminho para o desenvolvimento humano sustentável, uma vez que possibilita a emancipação dos sujeitos. Para que isso ocorra, um planejamento pedagógico fundamentado na ação e intervenção coletiva é imprescindível, situação que faz com que essa etapa, ponto de partida para práticas pedagógicas reflexivas e coerentes, não exista apenas para atender a necessidades regulatórias. Assim, considerando a importância da educação a distância - EaD - e do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - na democratização do acesso a educação superior, esta pesquisa delineou-se em torno da investigação do planejamento pedagógico de cursos de graduação ofertados pelo Sistema UAB, visto que o planejamento coerente com as demandas contemporâneas e participativo é fundamental para o desenvolvimento de relações emancipatórias. Realizou-se um estudo transversal descritivo com delineamento de pesquisa de campo e de pesquisa documental, fundamentado na análise dos Projetos Políticos-Pedagógicos - PPP - dos cursos e da representação dos docentes a eles ligados. Dos docentes que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, 16 aceitaram o convite e tornaram-se sujeitos da pesquisa. A investigação realizada verificou que os projetos atendem tecnicamente aos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), mas há lacunas e contradições importantes na sua construção. A representação docente também se mostrou contraditória, revelando que, embora atuem na EaD por opção própria, esses profissionais sofrem influência do ensino presencial e tentam alinhar seus posicionamentos ao discurso oficial. Estas constatações permitiram a inferência de que o atendimento aos princípios da EaD esteja pautado mais em questões regulatórias do que em caminhos voltados à emancipação dos sujeitos, a partir da liberdade, reflexão e criticidade. Apesar disso, tendo em vista o poder emancipatório da educação e a importância da EaD e do Sistema UAB na democratização do acesso ao nível superior de ensino, pode-se dizer que esses cursos contribuem positivamente para o desenvolvimento humano sustentável, uma vez que a própria busca pela aquisição e construção do saber favorece a emancipação dos sujeitos.
Palavra Chave
Educação a Distância; Planejamento pedagógico;
Abstract
Education is important way for sustainable human development, as it enables the emancipation of subjects. For this to occur, a pedagogical planning reasoned in action and collective intervention is essential, a condition that makes this step – starting point for reflective and consistent teaching practices – existent not only to meet regulatory requirements. Thus, considering the importance of distance education and of the Open University of Brazil system – UAB – for the democratization of access to higher education, this research outlined around the investigation of the pedagogical planning of undergraduate courses offered by the UAB system, since it is crucial to the development of emancipatory relations that the planning be participatory and consistent with the contemporary demands. We conducted a cross sectional study with field research and documentary research design, based on the analysis of the Political-Pedagogical Projects – PPP – of the courses and the representation of the teachers related to them. Among the teachers who met the inclusion and exclusion criteria, 16 accepted the invitation and became subjects of this research. The investigation found that the projects meet technically the Quality Standards for Superior Distance Education (BRAZIL, 2007), but there are some significant gaps and inconsistencies in its construction. The representation of the teachers also proved to be contradictory, revealing that although acting in distance education by their own choice, these professionals are influenced by the classroom learning and try to align their positions to the official discourse. These findings allowed the inference that the attendance of the principles of distance education is guided more on regulatory issues than in ways aimed at the emancipation of the subject from freedom, reflection and criticality. Nevertheless, given the emancipatory power of education and the importance of distance education and the UAB system in the democratization of access to higher education, it can be said that these courses contribute positively to sustainable human development, since the very search for acquisition and construction of knowledge favors the emancipation of the subjects.
Keyword
Distance Education; pedagogical planning; Emancipa
Linha de Pesquisa
Saúde e Qualidade de vida na Sociedade Contemporânea
Download