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Descrição
Aluno
JOÃO PAULO PEREIRA
Orientador(a)
Mônica Maria Gonçalves
Título
LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: MAPEAMENTO E RACIONALIZAÇÃO DE ROTINA ADMINISTRATIVA. UM ESTUDO NO IFSP – CÂMPUS SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Ano
2015
Resumo
O presente trabalho procurou pesquisar sobre licitações sustentáveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP em seu câmpus na cidade de São João da Boa Vista/SP. As licitações no Brasil estão fundamentadas na Lei nº 8666, de 21 de junho de 1993, que foi alterada em 2010 no seu artigo 3º, onde foi incluído um novo princípio para a condução dos certames licitatórios: o da sustentabilidade. Com a alteração da legislação, há a necessidade de alteração da rotina administrativa junto aos setores envolvidos da Instituição pesquisada para enquadramento nas políticas atuais. Portanto, o objetivo geral do trabalho foi o mapeamento da rotina administrativa, na elaboração e execução de licitações, no âmbito do IFSP-São João da Boa Vista e sua integração às áreas financeira, de almoxarifado e de patrimônio de modo a racionalizar as atividades contidas na rotina de trabalho e os critérios de sustentabilidade a serem utilizados nas práticas de licitação e compra. Entre os objetivos estão a identificação da rotina administrativa nas áreas de licitação, financeira, almoxarifado e patrimônio, formulação de fluxogramas com vistas à racionalização das ações e os critérios de sustentabilidade utilizados nas licitações, organização da rotina administrativa para aumento da eficiência dos processos administrativos e verificação da relação entre a qualidade de vida no trabalho e o fluxo da rotina de trabalho dos servidores da área administrativa. O referencial teórico utilizado aborda a evolução da Administração como ciência e suas principais teorias, conceitua Administração Pública, Licitação, Licitação Sustentável e Orçamento Público. Descreve sobre conceitos e a evolução do Desenvolvimento Sustentável, além de abordar a Gestão por Processos, Fluxogramas, Qualidade de Vida no Trabalho e a constituição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O método de pesquisa escolhido foi a pesquisa-ação. O levantamento de dados foi feito com pesquisa direta em documentos institucionais e pesquisa indireta em livros, legislação vigente e artigos, como fonte para a coleta de informações e levantamento do referencial teórico. Também foi aplicada pesquisa de caráter exploratório junto a equipe administrativa do Câmpus São João da Boa Vista, em um universo de catorze servidores públicos. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa. Como resultados pode-se citar o mapeamento dos processos administrativos desde a licitação, passando pelas áreas financeira, de almoxarifado e patrimônio e a criação de critérios de sustentabilidade para a rotina administrativa e para a solicitação de compra de materiais e serviços. Com a implantação dos fluxogramas, melhorias imediatas puderam ser observadas como a disponibilização de critérios de sustentabilidade para elaboração de termos de referência e sua análise pela comissão de sustentabilidade do Câmpus, ajuste nas atividades de análise sobre a aplicabilidade contratual, inclusão de tarefas com o objetivo de evitar conflitos, definiç�
Palavra Chave
Licitação Sustentável. Administração Pública
Abstract
This study researched sustainable procurement at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo - IFSP on your campus in the city of São João da Boa Vista / SP. Bids in Brazil are based on the Law No. 8666 of June 21, 1993, which was amended in 2010 in its Article 3, which was included a new principle for the conduct of bidding competitions: the sustainability. With the change in legislation, there is a need to amend the administrative routine next to the sectors involved Institution searched for in the current political environment. Therefore the general objective was to map the administrative routine, the development and execution of bidding under the IFSP-São João da Boa Vista and its integration to financial, warehouse and heritage in order to rationalize the activities contained in the routine work and the sustainability criteria to be used in procurement and purchasing practices. Among the objectives are the identification of administrative routine in the areas of procurement, financial, warehouse and heritage, flow formulation with a view to streamlining actions and the sustainability criteria in procurement, organization of administrative routine to increase the efficiency of administrative processes and verification of the relationship between the quality of working life and the work routine of the flow of the administrative area servers. The theoretical framework discusses the evolution of management as science and its main theories, defines Public Administration, Procurement, Sustainable Procurement and Public Budget. It describes about concepts and evolution of sustainable development, and address the Business Process Management, Flow Charts, Quality of Life at Work and the constitution of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. The research method chosen was action research. Data collection was done with direct research in institutional documents and indirect research in books, articles and applicable law, as a source for information collection and survey the theoretical reference. It was also applied exploratory research with the management team of the Campus São João da Boa Vista, with fourteen civil servants. Data analysis was performed in a qualitative manner. As a result we can mention the mapping of administrative processes from procurement, through the financial, warehouse and heritage and created sustainability criteria for administrative routine and to request the purchase of materials and services. With the implementation of flowcharts, immediate improvements could be observed as providing sustainability criteria for drawing up terms of reference and its analysis by the Campus sustainability committee, set in analysis activities on the contractual applicability, including tasks in order to avoid conflicts, the definition of which sector responsible for the execution of each task and performing indispensable activities that were not performed.
Keyword
Sustainable Procurement. Public administration. Su
Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Sustentável
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