Informações |
Descrição |
Aluno |
THAIS CRISTINA DE ARAÚJO |
Orientador(a) |
Betânia Alves Veiga Dell´Agli |
Título |
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE JULGAMENTO MORAL AMBIENTAL |
Ano |
2017 |
Resumo |
Embasado na epistemologia genética, o presente estudo teve como objetivo
construir e validar uma escala de julgamento moral ambiental para crianças de 8 a
12 anos de idade. A escala é composta por dois fatores: heteronomia e autonomia.
Fizeram parte da pesquisa 581 crianças de 8 a 12 anos, de ambos os sexos, que
frequentam escolas públicas e privadas da cidade de São João da Boa Vista/SP. A
amostra será dividida em 5 faixas de idade (8, 9, 10, 11 e 12 anos), compostas por
116 participantes em cada, aproximadamente. Para o estudo de validação foi
utilizada a escala NEP (New Environmental Paradigm). Foi realizada a análise
fatorial exploratória da escala julgamento moral ambiental e a correlação da escala
com a Escala NEP. A dimensionalidade do instrumento foi explorada por meio do
método de Hull Confirmatory Fit Index, a partir de uma análise fatorial exploratória
categórica Unweighted Least Square (ULS) com correlações policóricas. O conjunto
final de itens foi avaliado a partir de uma análise fatorial confirmatória categórica
Weigted Least Square Mean – and Variance-adjusted (WLSMV). Finalmente, foi
empregada uma análise de Receiver Operating Characteristic Curve (ROC) a fim de
investigar a possibilidade de construir um ponto de corte clínico para o instrumento.
A finalidade desse pontos de corte foi viabilizar o uso da ferramenta para fins de
triagem em contextos educacionais. Espera-se que um instrumento que envolva a
moralidade possa auxiliar profissionais da educação, para compreender o
pensamento infantil sobre as regras ambientais tão fundamentais nos dias atuais. |
Palavra Chave |
Julgamento moral ambiental, construção de instru |
Abstract |
Based on genetic epistemology, the present study aimed to construct and validate a
scale of environmental moral judgment for children 8 to 12 years of age. The scale is
composed of two factors: heteronomy and autonomy. 581 children between the ages
of 8 and 12, both boys and girls, attended public and private schools in the city of
São João da Boa Vista / SP. The sample will be divided into 5 age groups (8, 9, 10,
11 and 12 years old), composed of approximately 116 participants. The NEP (New
Environmental Paradigm) scale was used for the validation study. The exploratory
factorial analysis of the environmental moral judgment scale and the correlation of
the scale with the NEP Scale were performed. The dimensionality of the instrument
was explored using the Hull Confirmatory Fit Index method, based on a Unweighted
Least Square (ULS) categorical exploratory factorial analysis with polychromatic
correlations. The final set of items was evaluated using a Weigted Least Square
Mean and Variance-adjusted (WLSMV) categorical confirmatory factor analysis.
Finally, a Receiver Operating Characteristic Curve (ROC) analysis was used to
investigate the possibility of constructing a clinical cut-off point for the instrument. The
purpose of these cutoffs was to make the use of the tool viable for screening
purposes in educational contexts. It is hoped that an instrument that involves morality
can help educational professionals to understand children's thinking about the
fundamental environmental rules of our time. |
Keyword |
Environmental moral judgment, instrument construct |
Linha de Pesquisa |
Educação e Cidadania |
Download |
|