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Descrição
Aluno
FRANCK DE CÁSSIO LOURENÇO
Orientador(a)
Paulo Roberto Alves Pereira
Título
AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL PELO MODELO DE SUSTENTABILIDADE “MASS” NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Ano
2018
Resumo
A pressão sobre os recursos naturais já limitados tem aumentado consideravelmente no planeta. Isso se deve a um crescimento econômico e populacional acelerado trazendo uma crescente poluição atmosférica e uso abusivo dos recursos naturais da Terra, prevalecendo um desenvolvimento não sustentável. Conceitos como sustentabilidade, desenvolvimento humano e sustentável, responsabilidade socioambiental, responsabilidade social empresarial e economia verde estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e recebem atenção crescente de instituições públicas e privadas. As Instituições de Ensino Superior também têm discutido e incorporado esses conceitos em suas práticas cotidianas, de forma a contribuir para um mundo mais sustentável. Nesta visão, este trabalho tem por objetivo avaliar o nível de sustentabilidade socioambiental da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, de objetivo exploratório e descritivo, por meio de um estudo de caso com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um Survey. Os resultados demonstram os seguintes níveis de sustentabilidade ambiental: BOM para os eixos: “Instalação e Equipamentos”, “Atendimento à Comunidade”, “Recursos Humanos”, “Responsabilidade Socioambiental”, “Planejamento e Estratégia” e “Extensão”; REGULAR para os eixos “Compras” e “Auditoria e Governança”; FRACO para “Ensino” e; PÉSSIMO para “Fornecedores” e “Pesquisa”. Os resultados ainda apontam um índice geral de desempenho em sustentabilidade socioambiental da Instituição na ordem de 50,24%. Este índice pode ser considerado REGULAR, ou seja, aquela Instituição que “atende somente a legislação”. Assim, a grande contribuição deste trabalho foi mostrar, por meio dos resultados, uma Universidade tímida com relação às questões de Sustentabilidade, isto é, em fase inicial de seus trabalhos, na busca do Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, sugere-se aos gestores da Universidade, a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental. Este modelo certamente contribuirá para promover a melhoria contínua da gestão de suas práticas, e aumentar o nível de desempenho em sustentabilidade socioambiental, por eixo temático e geral da Instituição.
Palavra Chave
Desenvolvimento Sustentável, Instituição de Ens
Abstract
The pressure on the natural resources already limited has been increasing considerably on the planet. This is due to the quick population and economic growth that brings out the rising of air pollution and the abusive use of natural resources which results in a non-sustainable development. Concepts such as sustainability, human and sustainable development, social and environmental responsibility, corporate social responsibility and green economy are more and more present in our daily lives and receive rising attention from public and private institutions. Universities have also discussed and incorporated these concepts in their daily practices in order to contribute for a more sustainable world. From this point of view, this paper has the objective to evaluate the level of socio-environmental sustainability of the Federal University of Alfenas – UNIFAL-MG. To do so, an exploratory and descriptive research was performed by using a case study with a quantitative approach. In addition, it was used a Survey to collect the data. The results showed the following levels of environmental sustainability: GOOD for the axes: “Facilities and Equipments”, “Community Support”, “Human Resources”, “Socio-Environmental responsibility”, “Strategic Planning” and “Extension;” REGULAR for the axes: “Acquisition” and “Audit and Governance”; WEAK for “Teaching” and; INSUFFICIENT for “Supplier” and “Research”. The results also show an overall indicator of socioenvironmental sustainability at the institution equals to 50.24%. This value can be considered as REGULAR which means that the institution only “meets legal demands”. Therefore, the contribution of this paper was to show by using results, an university that is not so engaged in sustainable issues, in other words, an university that is still beginning its works in order to achieve sustainable development. In brief, it is suggested to the university managers the use of an environmental management system. This model will certainly contribute to promote a continuous improvement of University management practices, and to increase performance level in socio- environmental sustainability of the institution, in terms of thematic axes and globally.
Keyword
Sustainable Development, University, Socio-Environ
Linha de Pesquisa
Desenvolvimento Sustentável
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