Informações |
Descrição |
Aluno |
WAGNER ROBERTO DIAS NASCIMENTO |
Orientador(a) |
Ana Cristina Salviato Silva |
Título |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM E DA MORAL DISCENTE |
Ano |
2017 |
Resumo |
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ocupam espaço cada vez
maior em nossa cultura e, principalmente após o surgimento da internet comercial e a
popularização de celulares inteligentes, muitas possibilidades de aplicação surgiram
em ambiente educacional. A revisão de literatura permitiu identificar estudos em vários
continentes, em que se predomina apresentá-las como ferramenta positiva para os
estudos, engajamento ou entretenimento, em todas as idades. Porém, sua utilização
em idade cada vez mais precoce apresenta a cibercultura para um indivíduo em
desenvolvimento moral, com implicações ainda pouco conhecidas uma vez que é
fenômeno recente, cujas consequências podem ser observadas também na idade
adulta. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os discentes
universitários têm sobre a utilização dessas tecnologias em seu processo de
aprendizagem e da moral. Para atingir os objetivos propostos foi desenvolvida uma
pesquisa transversal de abordagem quantitativa, por meio de um estudo de campo
tipo survey com a participação de 308 universitários brasileiros. Os resultados
evidenciam que há grande percepção de que estudar utilizando computadores
favorecem a aprendizagem, porém foi constatada grande variação na apropriação
desse recurso, influenciado pela idade, capacitação discente e incentivo docente.
Foram encontradas evidências que a idade da primeira exposição à internet coincide
com fases do desenvolvimento moral e há relatos de comportamento divergente
dependendo da mídia empregada em papel ou tela. Melhorias na utilização desse
recurso, que atualmente concentra-se em ferramentas básicas e de comunicação,
podem reduzir a evasão escolar, uma vez que está relacionado com níveis de
desempenho escolar, e favorecer o desenvolvimento humano por meio de avanços na
esfera social, acadêmica e econômica. |
Palavra Chave |
Tecnologia de Informação, Educação, Moralidade |
Abstract |
Digital information and communication technologies occupy growing space in our
culture and, especially after the emergence of commercial internet and the
popularization of smartphones, many possibilities of application have emerged in an
educational environment. The literature review allowed the identification of studies in
several continents, where it is predominant to present them as a positive tool for
studies, engagement or entertainment, at all ages. However, its use at an earlier age
presents cyberculture for an individual in moral development, with implications still little
known since it is a recent phenomenon, and the consequences can be observed also
in adulthood. This research aims to identify the perception that university students have
about the use of these technologies in their process of learning and morale. In order
to reach the proposed objectives, a transversal research of quantitative approach was
developed, through a survey of field type with the participation of 308 Brazilian
university students. The results show that there is a great perception that studying
using computers favors learning, but it was observed a great variation in the
appropriation of this resource, influenced by age, student qualification and teacher
incentive. Evidence was found that the age of the first exposure to the Internet
coincides with stages of moral development and there are reports of divergent behavior
depending on the media used on paper or screen. Improvements in the use of this
resource, which currently focuses on basic communication tools, can reduce school
dropout as it is related to levels of school performance, and to promote human
development through social, academic and economic advances. |
Keyword |
Information Technology, Education, Morality, Human |
Linha de Pesquisa |
Educação e Cidadania |
Download |
|