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Descrição
Aluno
WAGNER ROBERTO DIAS NASCIMENTO
Orientador(a)
Ana Cristina Salviato Silva
Título
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM E DA MORAL DISCENTE
Ano
2017
Resumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ocupam espaço cada vez maior em nossa cultura e, principalmente após o surgimento da internet comercial e a popularização de celulares inteligentes, muitas possibilidades de aplicação surgiram em ambiente educacional. A revisão de literatura permitiu identificar estudos em vários continentes, em que se predomina apresentá-las como ferramenta positiva para os estudos, engajamento ou entretenimento, em todas as idades. Porém, sua utilização em idade cada vez mais precoce apresenta a cibercultura para um indivíduo em desenvolvimento moral, com implicações ainda pouco conhecidas uma vez que é fenômeno recente, cujas consequências podem ser observadas também na idade adulta. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os discentes universitários têm sobre a utilização dessas tecnologias em seu processo de aprendizagem e da moral. Para atingir os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa transversal de abordagem quantitativa, por meio de um estudo de campo tipo survey com a participação de 308 universitários brasileiros. Os resultados evidenciam que há grande percepção de que estudar utilizando computadores favorecem a aprendizagem, porém foi constatada grande variação na apropriação desse recurso, influenciado pela idade, capacitação discente e incentivo docente. Foram encontradas evidências que a idade da primeira exposição à internet coincide com fases do desenvolvimento moral e há relatos de comportamento divergente dependendo da mídia empregada em papel ou tela. Melhorias na utilização desse recurso, que atualmente concentra-se em ferramentas básicas e de comunicação, podem reduzir a evasão escolar, uma vez que está relacionado com níveis de desempenho escolar, e favorecer o desenvolvimento humano por meio de avanços na esfera social, acadêmica e econômica.
Palavra Chave
Tecnologia de Informação, Educação, Moralidade
Abstract
Digital information and communication technologies occupy growing space in our culture and, especially after the emergence of commercial internet and the popularization of smartphones, many possibilities of application have emerged in an educational environment. The literature review allowed the identification of studies in several continents, where it is predominant to present them as a positive tool for studies, engagement or entertainment, at all ages. However, its use at an earlier age presents cyberculture for an individual in moral development, with implications still little known since it is a recent phenomenon, and the consequences can be observed also in adulthood. This research aims to identify the perception that university students have about the use of these technologies in their process of learning and morale. In order to reach the proposed objectives, a transversal research of quantitative approach was developed, through a survey of field type with the participation of 308 Brazilian university students. The results show that there is a great perception that studying using computers favors learning, but it was observed a great variation in the appropriation of this resource, influenced by age, student qualification and teacher incentive. Evidence was found that the age of the first exposure to the Internet coincides with stages of moral development and there are reports of divergent behavior depending on the media used on paper or screen. Improvements in the use of this resource, which currently focuses on basic communication tools, can reduce school dropout as it is related to levels of school performance, and to promote human development through social, academic and economic advances.
Keyword
Information Technology, Education, Morality, Human
Linha de Pesquisa
Educação e Cidadania
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